Encontro nostálgico com o Mundo Livre SA

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
16/05/2014 às 08:05.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:36

(Divulgação)

O ano de 1994 foi marcante para a história do pop rock nacional. Foi neste ano em que foram lançados “Da Lama ao Caos”, da Nação Zumbi; “Calango”, do Skank, e os discos de estreia de Raimundos e O Rappa. Foi também o ano em que o Mundo Livre SA passou a impressionar o país com o seu debute, “Samba Esquema Noise”, disco que será homenageado na apresentação que a banda pernambucana faz esta noite na festa “F.U.D.E.R.O.S.A”.

O show deve contemplar também os últimos trabalhos do grupo – “Mundo Livre vs Nação Zumbi” e “Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa” – mas o foco será dado à comemoração dos 20 anos de sua estreia fonográfica. O vocalista Fred 04 lembra o contexto em que “Samba Esquema Noise” chegou ao mercado. “Era um momento em que o rock nacional estava muito saturado. A sonoridade dos anos 80 era muito calcada em reprodução das tendências internacionais. Recife foi importante para a mudança”, diz o artista.

O Mundo Livre, naquele momento, impressionou pela inserção do cavaquinho e da linguagem popular dentro do rock. Os videoclipes da banda em uma jovem MTV também eram inovadores. “Sou fã de Stanley Kubrick, especialmente pela força que ele tinha de sintetizar várias ideias em uma cena. A nossa ideia era traduzir para o vídeo o que acontecia em nossa cena, com a utilização do chapéu de palha e a referência aos manguezais, com seu catadores de caranguejos”, lembra.

Para ele, o Manguebeat influenciou o rock de forma internacional. “Os tambores da Nação Zumbi causavam estranhamento, tanto que a banda não tocava muito no rádio. Mas hoje toda banda reserva um momento de seu show para a percussão. Você vê isso nos shows do Sepultura, da Madonna e de vários gringos que vieram para o Lollapalooza”, afirma Fred 04, dizendo que esse show comemorativo foi apresentado em Recife e será atração da Virada Cultural de São Paulo.

Além do Mundo Livre, a festa desta noite conta com shows do Graveola e dos DJS do Deskarregae Soundsystem.

“F.U.D.E.R.O.S.A.” no Mercado das Borboletas (av. Olegário Maciel, 742). Nesta sexta-feira (16), às 22h. R$ 30 (1º lote) e R$ 40 (2º lote). Valores referentes a meia-entrada para estudantes ou para quem doar um agasalho

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por