Prêmio de R$ 5 mil

Então, Brilha! faz concurso para escolher músicas inéditas para o Carnaval de BH em 2025

Inscrições são gratuitas e vão até 20 de janeiro; candidatos devem apresentar canções autorais

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/12/2024 às 16:40.Atualizado em 27/12/2024 às 16:49.
Resultado será divulgado e a premiação entregue no momento do show principal do baile de pré-Carnaval do bloco (Ronaldo Alves/Divulgação)
Resultado será divulgado e a premiação entregue no momento do show principal do baile de pré-Carnaval do bloco (Ronaldo Alves/Divulgação)

Um dos principais e maiores blocos do Carnaval de Belo Horizonte, o Então, Brilha! lançou um concurso para escolher músicas que tocará no ano que vem no desfile que abre, oficialmente, os quatro dias de folia na capital. Compositores e músicos interessados podem inscrever canções autorais e inéditas e, quem sabe, ver a obra integrar o repertório do bloco em 2025.

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário digital, disponível nas redes sociais ou no site oficial do bloco www.entaobrilha.com até o dia 20 de janeiro. O Então, Brilha vai completar 15 anos e lançou o concurso "Magia Tropical" para incentivar a renovação musical da folia de BH. 

A canção vencedora irá integrar o repertório do Cortejo de Carnaval 2025 do Bloco Então, Brilha!, um dos maiores do Brasil,  e além disso receberá o prêmio de 5 mil reais. Outras quatro canções finalistas também poderão ser tocadas pela banda do bloco durante todo o Carnaval, impulsionando a visibilidade dos artistas, e serão premiadas com o valor de mil reais.

O bloco convida os compositores a se inspirarem no tema deste ano, que destaca a importância das raízes fortes como base para construir o futuro. O Então, Brilha! enxerga as raízes como a sustentação para nutrir o presente e projetar sonhos para amanhã, como símbolo de força, resistência e conexão com a memória coletiva. 

Com o concurso, o Então, Brilha! segue com o compromisso de contribuir para a renovação e longevidade do Carnaval de rua de Belo Horizonte. Além disso, contribui com a própria cena musical da cidade, que se fortalece na ligação que tem com a folia. Os compositores ainda poderão ter suas obras celebradas por milhares de foliões, chegando a novos públicos e integrando a história da capital.

“O concurso tem o objetivo de incentivar a cidade a compor mais, numa ação de construção de repertório original e contemporâneo. Queremos incentivar as pessoas a colocarem a criação de canções no seu cotidiano e canções que dialoguem em alguma medida com as questões que a gente vive atualmente, na cidade, no nosso país… Tanto as questões mais particulares, privadas, relacionais, quanto as políticas, porque sabemos que o afeto também é político. Então, que esse concurso seja uma ação para poder impulsionar a criatividade na cidade, para a gente gerar mais sentido para esse nosso fazer carnavalesco”, comenta Leandro César, Diretor de Projetos do Então, Brilha!.

Processo de seleção

Cada participante pode inscrever apenas uma música, seja solo ou em parceria. As músicas devem ser inéditas tanto em arranjo quanto em letra. Não serão aceitas obras que contenham plágio ou adaptação de obras de terceiros.

Na primeira etapa do concurso, serão selecionadas quatro músicas finalistas, avaliadas de acordo com os seguintes critérios: 1) Magia, 2) Melodia, 3) Poesia, 4) Harmonia, 5) Apelo Popular, 6) Autenticidade e 7) Sintonia com o tema. A comissão julgadora será composta por três jurados reconhecidos nas áreas de música, composição e crítica musical. 

As quatro músicas selecionadas serão apresentadas no tradicional Baile do Brilha, no pré-Carnaval de 2025. A banda do bloco executará as canções, acompanhando os autores ou intérpretes indicados pelos autores para defender suas obras. Neste momento, uma nova comissão julgadora e o público irão escolher a canção campeã. 

A comissão será formada pelos três jurados da primeira etapa, dois convidados, um representante do Conselho Deliberativo da Associação Cultural Então, Brilha! e dois representantes da Diretoria Executiva do Bloco Então, Brilha!. A aclamação do público contará como um ponto na escolha da canção campeã. O resultado será divulgado e a premiação entregue no momento do show principal do evento. 

Bloco Então, Brilha!

O Então, Brilha! é um dos maiores blocos de Carnaval do Brasil, que surgiu junto ao renascimento da festa de rua em Belo Horizonte. Com uma bateria composta por cerca de 200 músicos, o trio reúne multidões antes do raiar do sol no sábado de folia, colorindo as ruas de rosa e dourado. O bloco corta o hipercentro de BH e traz ao espaço público performances musicais e visuais únicas, pautadas pela experimentação artística e pela reflexão crítica sobre a realidade social. 

O primeiro cortejo do Então, Brilha! ocorreu em fevereiro de 2010. Desde então, promoveu 12 cortejos, colocando a alegria como grande motor para a transformação individual e coletiva. Em 2021 e 2022, não foi possível estar na avenida em razão da pandemia. Ainda assim, o bloco marcou sua presença nas ruas em ações simbólicas que manifestavam seus ideais e dialogavam com o momento em que o país atravessava. Em 2023, no grande fervor da volta dos encontros, voltou a ocupar as ruas da cidade em toda a sua potência. 

Além das ações no Carnaval, o Então, Brilha! mobiliza milhares de pessoas em shows, festas e atividades sociais promovidas em outros períodos do ano. Um dos principais objetivos das ações do coletivo é contribuir para o fortalecimento dos laços comunitários, apoiando lutas sociais e celebrando a diversidade, a cultura e as tradições brasileiras.  

Serviço
"Magia Tropical" - concurso da música brilhante de 2025
Inscrições gratuitas até 20 de janeiro por formulário online
Mais informações: http://www.entaobrilha.com/ e @entaobrilha

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por