(Fashion Rio)
SÃO PAULO - Considerada a semana de moda mais festiva e comercial no circuito brasileiro de eventos, o Fashion Rio começa na quarta (6) sua edição de inverno 2014 com poeira na passarela.
É que além do lineup enxuto - são apenas 15 marcas na programação oficial -, as obras no Elevado da Perimetral, zona portuária do Rio, mexeram com a estrutura do evento, que ocorre até sábado, no Píer Mauá.
Pensando no fluxo de carros do entorno, a recomendação da prefeitura da cidade é que os desfiles aconteçam a partir das 20h30.
A estilista Patrícia Vieira é quem abre a temporada com um trabalho minucioso em couro, por sinal, tecido-chave da próxima estação, que vem pintado, grafitado, cortado a laser e bordado com metal no desfile da designer mineira.
Também mineiro, Victor Dzenk volta ao Fashion Rio nesta edição. Especializado em moda festa e um dos estilistas mais técnicos do Brasil, ele mostra as técnica de bordado que é bem recebido no mercado internacional.
No segundo dia é a vez das marcas de viés comercial, Oh, Boy!, Sacada e Coca-Cola Jeans apresentarem suas propostas de inverno. A Iódice, ex-São Paulo Fashion Week, também desfila no mesmo dia.
Na sexta, além da coleção cheia de desenhos de animais que a grife Coven apresenta, a TNG mostra seu "jeanswear" com os atores globais Danielle Winits, Marcello Anthony e Thiago Fragoso posando de modelos.
Às 11 horas, Alexandre Herchcovitch vai ao Museu de Arte Moderna mostrar a linha jovem da marca que leva seu sobrenome, que aposta em produtos licenciados e uma linha jeans que agrada aos fashionistas.
No último dia (10), além do desfile de Andrea Marques - nome forte da fatia autoral do evento, que mais parece uma reunião do Projac-, a Ausländer coloca na passarela a cantora sueca Beatrice Eli. Ela cantará na apresentação da grife.