O escritor Alex Andrade estará em Belo Horizonte nesta quinta-feira (16) para um bate-papo sobre o livro “Para os que ficam”. O encontro “O feminino, os cuidados paliativos e a família em questão” tem entrada gratuita e contará com a participação das escritoras mineiras Leida Reis e Bianca Pontes. O evento acontece na livraria do Belas Artes, às 19h.
A obra ficou entre os semifinalistas do prêmio “Oceanos” de literatura, em 2023, que recebeu mais de 2.600 inscrições. Nela, o autor apresenta um texto lírico e poético sobre a realidade e as experiências da mulher, abordando temas necessários como assédio, violência, velhice e quem cuida de quem cuida de uma pessoa doente.
Alex Andrade nasceu no Rio de Janeiro e tem formação em escola de arte dramática, trabalhando como arte educador e professor de teatro para crianças. Já escreveu 13 títulos, entre livros e contos para adultos e crianças. “Escrevo romance mental com a psicologia dos personagens, inserindo parte deles dentro da história. Sempre gostei mais do personagem que da ação, descobrindo o que está por trás deles. Não escrevo para ajudar, mas para refletir, deixando espaço para as pessoas refletirem”, diz.
A obra mais recente é o romance "Para os que ficam", lançado pela editora Confraria do Vento. A obra conta a história de Ana, que volta para casa para cuidar do pai com Alzheimer. O período é um reencontro com os próprios fantasmas do passado, quando sofreu violência doméstica. O título também discute memória e a falta de afeto. “O livro recebeu diversos elogios e é uma ‘porrada’ em relação aos problemas enfrentados por centenas de brasileiras”, entende o autor.
Serviço
O que: Bate-papo “O feminino, os cuidados paliativos e a família em questão”
Quem: Com os escritores Alex Andrade, Leida Reis e Bianca Pontes
Onde: Livraria do Belas Artes - R. Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes, BH
Quando: 16 de maio (quinta-feira)
Entrada gratuita
Leia mais: