Escritores internacionais confirmam presença no Fórum das Letras de Ouro Preto

Hoje em Dia
17/09/2015 às 20:39.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:47
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

De 4 a 8 de novembro, a 11ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto vai trazer uma série de debates em torno do tema "Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão". Entre os nomes internacionais já confirmados para as conversas com os leitores estão os escritores Lopito Feijoó, Paulina Chiziane e John Dinges. O evento na histórica cidade é gratuito.

“Estamos em um momento crucial da história, em que é preciso trabalhar ativamente pela paz e compreensão entre culturas diferenciadas. Os conflitos vividos em nossa era tão conturbada se originam, muitas vezes, dessa cisão entre o homem e suas formas de expressão”, explica a idealizadora e coordenadora do evento, a escritora Guiomar de Grammont.

Para falar sobre o assunto, o Fórum das Letras reunirá gama de autores, muitos deles internacionais. São eles: Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance; o português José Luís Peixoto; os angolanos José Eduardo Agualusa e Lopito Feijoó; e o jornalista americano John Dinges, referência internacional sobre as atividades da Operação Condor na América Latina.

Outros nomes serão divulgados em breve.

Na abertura

O debate inaugural do Fórum fará uma homenagem a Graciliano Ramos. A mesa contará com a presença do escritor Ricardo Ramos e da ensaísta Elizabeth Ramos, netos do autor, além de Audálio Dantas, autor de "A infância de Graciliano Ramos", e Wander Melo Miranda, autor de diversos estudos e livros sobre o alagoano.

Reflexões jornalísticas

Coordenado pela professora Marta Maia, o núcleo "Ciclo Jornalismo e Literatura" receberá Adriana Carranca (Estado de S. Paulo), Franklin Martins, Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Marina Amaral (Agência Pública) e Robson Vilalba (Gazeta do Povo).

Para a meninada

O Fórum das Letrinhas - braço infantojuvenil do evento - vai contribuir para a formação de estudantes de 24 instituições de ensino, localizadas em Ouro Preto, Mariana e distritos, com dezenas de atividades pedagógicas e educacionais. Além disso, estão previstos espetáculos teatrais e contações de histórias.

Informações: www.forumdasletras.ufop.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por