TEATRO

Espetáculo 'Retratos' se despede de BH com apresentação gratuita

Encenação do Coletivo Troá acontece no Centro Cultural Usina de Cultura, na sexta-feira (26)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/07/2024 às 19:01.Atualizado em 23/07/2024 às 19:15.
Peça aborda temas relacionados às vivências e trajetórias de mulheres - mães, tias, avós, heroínas (Divulgação)
Peça aborda temas relacionados às vivências e trajetórias de mulheres - mães, tias, avós, heroínas (Divulgação)

Depois de passar por quatro centros culturais de Belo Horizonte -  Zilah Spósito, Bairro das Indústrias, São Geraldo e Vila Marçola – o Coletivo Troá encerra a primeira temporada do espetáculo “Retratos”, que aborda vivências e experiências do mundo feminino. A última apresentação será na próxima sexta, 26 de julho, no Centro Cultural Usina de Cultura, no bairro Ipiranga, às 20h.

Com entrada gratuita, a peça nasceu do desejo das atrizes Analu Diniz, Ludy Lins e Thais Lorena e conta com direção de montagem de Rikelle Ribeiro. A dramaturgia é de Mariana Ozório. O texto fala sobre temas relacionados às vivências e trajetórias de mulheres - mães, tias, avós, heroínas -, que permeiam as histórias de cada uma.

“O trabalho tem sido, para mim, um processo de reconhecimento em vários sentidos. Ao me juntar a Analu e a Thais, percebi como as minhas vivências são parecidas com as delas, mesmo que em caminhos distintos. Construir o espetáculo partindo de quem nós somos tem fortalecido esses processos cada dia mais”, comenta Ludy Lins.

Para Thais Lorena, é um espetáculo leve e descontraído. “O público tem se relacionado com essas vivências, em especial, mulheres, que têm passado pela mesma coisa que estamos encenando. Assim, constatamos que a experiência que uma mulher passa não é única, e que essas histórias, principalmente familiares, são vivenciadas por todas nós. Acho que o público se sente acolhido.”

“Somos três mulheres em cena, amparadas por uma equipe exclusivamente composta por mulheres, o que evidencia não somente as nossas escolhas de trabalho, mas, também, o apreço ao serviço de profissionais que muitas vezes são invisibilizadas no setor teatral, quando assumem uma função técnica ou de coordenação de um processo criativo. A diversidade racial e sexual da equipe também foi fundamental para a construção do discurso que levamos para a cena”, finaliza Analu.

Na sexta (26/07), o espetáculo começa às 20h com entrada gratuita. O trabalho foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

Peça: Retratos

Data: 26 de julho, sexta

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Usina da Cultura. Rua Dom Cabral, 765 - Ipiranga, BH/MG

Entrada franca

Classificação: 12 anos

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por