Diversão

Espetáculos BOO e Avoar desembarcam em parques e centros culturais de BH e Contagem

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/05/2023 às 11:13.
 (Divulgação)

(Divulgação)

Parques e centros culturais de Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, recebem, a partir desta terça-feira (15), os espetáculos infantis BOO e Avoar. A ação faz parte do projeto "Minha Mostra", com a coletiva artística Minha Companhia, das atrizes palhaças Janaina Morse e Maria Tereza Costa.

As apresentações ocorrem nos dias 16 e 18 deste mês e, em junho, dias 15, 18, 21 e 22. Serão ao todo 12 apresentações gratuitas, duas por dia, sendo sempre BOO às 10h, e Avoar às 15h. 

Programação:

Maio

  • Dia 16, terça feira - Parque Fernão Dias - Rua Rio Comprido, 4655, Cinco, Contagem 10h- BOO / 15h – Avoar
  • Dia 18, quinta feira - Vila Santa Rita - Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita, Barreiro, BH 10h - BOO / 15 horas – Avoar

Junho

  • Dia 15, quinta-feira - Centro Cultural Venda Nova - Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários, BH
  • 10h- BOO / 15h–Avoar
  • Dia 18, domingo - Parque Lagoa do Nado - Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã, BH 10h- BOO / 15h–Avoar
  • Dia 21, quarta-feira - Centro Cultural Lindeia Regina - Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina, BH 10h- BOO / 15h–Avoar
  • Dia 22, quinta-feira - Centro Cultural Urucuia - Rua W-3, 500, Pongelupe, BH 10h- BOO/15h–Avoar

Conforme a organização dos espetáculos, o objetivo é encontrar o público, provocar a reflexão e a inspiração através da arte. “Por meio da arte e do encontro, queremos levar poesia, sutileza, graça e graciosidade. Além de fortalecer a cultura e a conexão com as pessoas”, explica Janaina Morse, uma das idealizadoras este projeto.

São espetáculos que reúnem palhaçaria e música, com muito movimento e interação com o público. “Trazemos obras autorais, criadas durante a pandemia. Destacamos como diferencial a versatilidade e o ineditismo dessas produções, que encantam adultos e crianças, e as apresentações têm banda e tudo”, conta animada Maria Tereza Costa, também idealizadora do projeto. 

BOO

Medo é tema do espetáculo “BOO” - Segundo trabalho cênico da Minha Companhia, é dedicado ao público infantil. Montagem criada durante a pandemia, estreada em 2022, com as palhaças Brisa (Janaina Morse) e Tecla (Maria Tereza Costa). Elas refletem sobre o medo na perspectiva da infância, de maneira leve e bem-humorada, com muita palhaçaria e música. BOO, onomatopeia do medo, é um clássico universal da infância, mas pouco debatido com os pequenos. A gente sempre falava em abordar esses temas meio tabu, ‘ditos intocáveis’ para as crianças. Em geral, a palhaçaria tem essa licença de falar de situações difíceis, de botar em evidência certas coisas, porém, de uma maneira subversiva, sutil e divertida”, explica a atriz, formadora e pesquisadora em comicidade, Janaina Morse. Com duração de 50 minutos, utiliza as linguagens da palhaçaria e da música.

Avoar
 
 No show Avoar, as palhaças Brisa e Tecla, compositoras e vocalistas, emolduram a mistura inusitada: guitarra, percussão e violoncelo, brincadeiras musicadas, participativas, ludicidade e movimento, instauram uma atmosfera de poesia, imagens e muita diversão, surpreendendo dentro do contexto e do que se espera de músicas para criança, contribuindo para a construção de paisagens sonoras contemporâneas para o universo infantil. O roteiro cênico e o repertório permeados pela interatividade, flexíveis no encontro e na relação com o público criam um espetáculo vivo, exclusivo e único.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por