Até maio

Exposição Contínuo Barroco, do escultor mineiro Hélio Petrus, em cartaz no Palácio das Artes

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/03/2023 às 17:49.
Atualizado em 16/03/2023 às 17:58

"Barroco Contínuo", de Hélio Petrus (Anielle Petrus)

A partir da próxima terça-feira (21), a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes recebe a exposição "Contínuo Barroco" do escultor e entalhador mineiro Hélio Petrus.

A mostra fica em cartaz até 21 de maio de 2023 e traz uma curadoria de 32 esculturas e talhas policromadas entalhadas em madeira. E para celebrar os 55 anos de carreira e 80 anos de vida do artista, faz referência ao mestre de ofício, ao fazer manual e à arte popular, ressaltando a magnitude do Barroco Mineiro.

Petrus é considerado um dos principais artistas do Brasil voltado para arte sacra, focada no período colonial, com esculturas, talhas e querubins cheia de detalhes e reconhecidos até mesmo em outros países

Sobre Hélio Petrus
Mestre da iconografia – Nascido em Felipe dos Santos (MG) e criado em Mariana (MG), Hélio Petrus habituou-se a ver e admirar, desde criança, trabalhos de mestres como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde), grandes escultores, entalhadores e pintores brasileiros. As peças influenciaram o artista, por toda a sua trajetória, a buscar formas e feições na prática de entalhar a madeira. Os trabalhos feitos por ele são considerados marcos no Neobarroco Brasileiro.

Neobarroco reunido
A mostra reúne obras de escultura em talha e anjos entalhados em madeira de cedro, com acabamento em policromia, pátina e em madeira encerada, que retratam o estilo Neobarroco de Petrus. A exposição traz temas como Nossa Senhora da Conceição, São Francisco, Santo Antônio, São José, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santana Mestra e São Miguel Arcanjo, dentre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por