
Será aberta no próximo dia 14 e ficará à disposição do público até 15 de maio a exposição "Mulheres na Guerra”. Com os temas 80 anos do final da Segunda Guerra Mundial e a participação feminina no combate, "Mulheres da Guerra" terá uma seleção de fotografias da época.
Com curadoria da Casa Russa no Brasil, da Câmara Civil da Federação Russa e da Sociedade de História Militar da Rússia, a exposição vai enfatizar a relevância da contribuição das mulheres que lutaram e trabalharam em muitas áreas na frente e na retaguarda pela causa comum da luta contra o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial, também chamada de Grande Guerra Patriótica na Rússia.
“A exposição fala sobre a façanha das mulheres soviéticas. Espero que, depois de conhecê-las, os visitantes brasileiros entendam o custo da façanha heróica e do autossacrifício com que a vitória foi conquistada,” afirma Nikita Anisimov, membro da CCFR.
Para Carolina Bernardes, cônsul honorária da Rússia, “o espectador tem a oportunidade de fazer uma visita a um passado histórico de grande marco da humanidade recente, que enaltece a força das mulheres e merece ser lembrado, celebrado e honrado”.
“Mulheres na Guerra” integra a comemoração pelos 80 anos da Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, amplamente celebrada pela Rússia no Dia da Vitória, 9 de maio, enaltecendo também a importante e fundamental participação dos pracinhas brasileiros para a vitória.
Serviço
Exposição Mulheres na Guerra
Data: de 14 de abril a 14 de maio
Local: Espaço Expositivo do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244 - Lourdes. BH)