Fim de semana tem diversão para a família toda no Palácio das Artes, que sedia pela primeira vez a Feira Mostrô - Mostra de Arte e Cultura Urbana de Gente que Ama o que Faz. Programação inclui música ao vivo, design, cinema, gastronomia, arte visuais e produtos artesanais das mais variadas regiões de Minas Gerais. Tudo de graça, de sexta a domingo, no Jardim Interno, na Galeria Aberta Amilcar de Castro e na Mari’Stella Tristão, além do Café do Palácio.
A proposta da 17ª edição do evento, que neste ano reúne 180 expositores de diversos segmentos, é impulsionar a economia criativa do Estado. Na abertura, destaque para a exposição “Mostre-se”, que traz os artistas Exequiel Duarte, Maíra Nowicki e o coletivo Fotorizontinos. Ao todo são 20 integrantes com olhares para a fotografia de rua, paisagem, arquitetura e imagem abstrata. Você confere os resultados na Galeria Mari’Stella Tristão.
“Fazendo uma analogia, o mosaico, encarado como arte terapia, dá uma ideia de se recompor, voltar os caquinhos para o lugar. Em algum momento parece que tudo está quebrado e é preciso voltar ao eixo, ao equilíbrio. O mosaico é uma ferramenta que ajuda a trabalhar essas questões, tanto como terapia, como com o desenvolvimento das habilidades artísticas propriamente ditas”, explica Exequiel Duarte. O artista utiliza as ferramentas artísticas como forma de terapia, desenvolvendo as técnicas de labirintos, mandalas e mosaicos.
Também na sexta, nos jardins do Palácio, a multi-instrumentista e cantora Bárbara Ferrarezi performa um repertório que privilegia a MPB no tom intimista da voz e violão.
Para celebrar o centenário do escritor mineiro Fernando Sabino, a Feira Mostrô apresenta ao público mostra com uma seleção de curtas e um longa-metragem baseados em contos e livros deste que é um dos mais celebrados autores de Minas Gerais e que legou à literatura obras como “O grande mentecapto”, “No fim dá certo”, “Encontro marcado” e “O menino no espelho”. O público pode conferir tudo no domingo (22), a partir das 11h.
A programação ainda conta com o longa “O homem nu” (16h), baseado em livro homônimo de Sabino e que tem Hugo Carvana como diretor. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Humberto Mauro, que recebe a mostra.
“Nossa proposta é ofertar uma gama de possibilidades aos visitantes. Teremos gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, artes visuais, e música ao vivo. Também possibilitamos uma programação recheada de atividades e entretenimento. Pela primeira vez na Feira teremos uma mostra cinematográfica e uma exposição dedicada às artes visuais. Nossa ideia é promover a mineiridade a partir do contato com diversas formas da cultura e das artes de Minas”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Mostrô BH.
Leia mais: