Festa na praça: confira a programação gratuita do fim de semana

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
11/05/2018 às 11:50.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:47
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Céu azul, temperatura agradável, momento perfeito para visitar a Praça da Liberdade e o circuito de museus do entorno. No fim de semana que antecede a Semana de Museus, a programação do Circuito Liberdade está bastante intensa. Tem celebração pelos 130 anos da Lei Áurea, visita guiada no CCBB, eventos sobre astronomia no Espaço do Conhecimento UFMG…

E tem várias outras opções gratuitas neste fim de semana. Confira e programe-se!

 SEXTA (11)

Canjerê

Os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, celebrados em 2018, é tema da terceira edição do Canjerê – festival de cultura quilombola de Minas Gerais, realizado entre sexta e domingo, na Praça da Liberdade e espaços culturais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 600 quilombolas de diversas comunidades do estado se reúnem na capital mineira com o objetivo de dar visibilidade à cultura tradicional e chamar a atenção para a luta dos quilombolas pelo direito à terra e à vida digna. O projeto vem ao encontro das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e promoção do desenvolvimento agrário em Minas Gerais. Neste ano, além das 60 barracas com artesanatos, culinária e produtos quilombolas montadas na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade, das 10h às 22h, o Canjerê terá exibições de filmes quilombolas, apresentações culturais, oficinas, rodas de conversas, dentre outras atrações nos espaços do Circuito Liberdade. A programação completa pode ser acessada pelos sites: iepha.mg.gov.br e circuitoliberdade.mg.gov.br

 Lázaro Ramos

Para celebrar o lançamento de seu novo livro infantil, “Caderno Sem Rimas da Maria”, Lázaro Ramos, que já lançou “Caderno com Rimas do João”, propõe uma nova maneira de interagir com o público infantil: um show com dez músicas, criadas a partir de seus livros. Acompanhado de Jarbas Bittencourt e de uma atriz cantora convidada, o espetáculo musical tem duração de 45 minutos conta histórias que vão desde o uso responsável da tecnologia, passam pela conquista da autoestima e, também, pela busca por referências. Todos esses temas são permeados de reflexão e humor por meio das músicas. Nesta sexta, às 14h30, no Sesc Palladium. Entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc. Retirada de ingresso 2 horas antes do evento.

 Cine Santa Tereza

O MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias) continua a exibir filmes ligados a luta de trabalhadores. Nesta sexta, às 19h30, será exibido “Uma Questão de Terra”. No sábado, às 19h, é a vez do clássico “Eles não Usam Black Tie”, enquanto no domingo, haverá dose dupla: “A Grande Feira”, às 17h, e “Conterrâneos Velhos de Guerra”, às 19h.

 SÁBADO (12)

Clube da Esquina

Um dos mais importantes movimentos artísticos de Minas Gerais, o Clube da Esquina é o grande homenageado em mais uma edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais. Com ilustrações de Fernando Pacheco e textos de diversos artistas ligados ao Clube da Esquina, a edição traz memórias e depoimentos sobre o movimento, além de fotos raras que enriquecem a homenagem. O lançamento acontece neste sábado (12), das 11h às 14h, na Livraria da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários).

 Basquete

O projeto Basquete Popular no Bairro acontece neste sábado no Parque Vencesli Firmino da Silva (rua dos Agrônomos, 285, Alípio de Melo). Para todas as idades e gêneros aprenderem e desenvolverem os fundamentos do basquete. Dica: usar tênis, short, camiseta e leve uma bola de basquete, se tiver. Manhã: público infantil. Tarde: público juvenil e adulto. Das 9h às 18h.

 Visita guiada

Alexandre Mancini, artista azulejista reconhecido como discípulo de Athos Bulcão, apresenta neste sábado, às 17h, uma visita guiada à exposição 100 Anos de Athos Bulcão, em cartaz no CCBB (Praça da Liberdade). A iniciativa faz parte do Programa CCBB Educativo — concebido pelo Afluentes, núcleo de educação do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, e propõe ações que dialogam com as exposições e demais agendas dos quatro CCBBs do país. Senhas serão distribuídas no Espaço do Educativo da instituição, às 16h30. Limitação máxima: 30 participantes.

 Estandeslau

Artista de formação diversificada e trabalhos em múltiplos formatos, o mineiro Estandelau participa de bate-papo com o público neste sábado, sobre o tema "A natureza recombinante da ficção". Ele é o convidado da edição de maio do projeto Ideografias, fruto de parceria entre o Memorial Minas Gerais Vale e o IEC PUC Minas. O encontro será no museu que integra o Circuito Liberdade, às 10h30, com entrada gratuita e sujeita a lotação.

 Umbanda

A Abolição da Escravidão também será celebrada Praça 13 de maio, no bairro da Graça, neste sábado. A partir das 18h, centros de umbanda da capital se reúnem no local para uma grande festa. O evento recria no espaço público o mesmo ritual das casas espíritas. É uma chance de vivenciar o universo umbandista, com passes, cantigas, orações, incensos e comidas típicas, ao som dos atabaques. Cada centro de Umbanda levará suas comidas típicas para distribuir para a população.

 Antártica

As crianças vão se aventurar pela Antártica no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade). Na atividade Expedição BioAntártica, os pequenos visitantes poderão conhecer mais a fundo o continente ao se transformarem em biólogos por um dia. O percurso pela mostra explora curiosidades sobre os animais que vivem em território antártico. Além de pinguins e baleias, o público vai descobrir seres pequeninos que podem ajudar a curar doenças. Um painel com centenas de fungos exibe a beleza do microscópico, além de sua importância em pesquisas de saúde. No sábado, às 18h30. A partir dos 6 anos.

 Cartografia imaginária

Um olhar contemporâneo sobre a história urbana, literária e visual de Belo Horizonte. É o que propõe a exposição “Cartografia Imaginária: a cidade e suas escritas”, que tem curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles e será inaugurada na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium, neste sábado, às 18h30. A exposição faz parte do eixo temático Língua Portuguesa, que vem norteia a programação do Sesc Palladium até o dia 8 de julho. As atividades foram selecionadas a partir do reconhecimento do idioma como patrimônio imaterial, pensando a memória social, afetiva e geográfica da língua. Outro norte para a definição das atrações foi a percepção do português também do ponto de vista crítico, como importante marco civilizatório calcado numa palavra viva e dinâmica.

 Hiperconexão

Cada vez mais as tecnologias são presença marcada nos museus. Hoje já é possível receber roteiros de visita personalizados ou consultar o acervo em aplicativos e sites, por exemplo. Essas ferramentas têm trazido novos contornos à vivência no museu, o que será debatido no próximo sábado, às 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). Com a presença da professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Ana Cecília Veiga, e do professor da Faculdade de Educação da UFMG, Bernardo Jefferson de Oliveira. Os dois participam do debate sobre estratégias e desafios da hiperconexão.Alice Sá/Divulgação / N/A

Uso de celulares em museus é um dos temas debatidos no Café Controverso deste sábado

Astronomia

Conhecer o que está além do céu azul que vemos todos os dias não é privilégio dos cientistas. A Astronomia pode, sim, ser compreendida por qualquer um, inclusive as crianças! Em maio, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) traz esse conteúdo para os amantes do Universo, por meio de oficinas e sessões de Planetário, de forma lúdica e didática. Aos sábados, no Terraço Astronômico, acontece a Observação Noturna, das 19h às 21h. As senhas são distribuídas, gratuitamente, a partir das 17h30. Os visitantes podem ver de perto a Lua, planetas – quando estão disponíveis no céu –, ou aglomerados de estrelas. Nos domingos, a Observação do Sol anima a manhã, das 11h às 13h. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. Um telescópio especial permite que o público olhe para o Astro-Rei sem danificar a visão.

 DOMINGO (13)

Maio Roxo

A campanha do Maio Roxo 2018 acontece neste domingo, das 8h às 14h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro). No local, haverá divulgação das Doenças Inflamatórias Intestinais, a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Contará com médicos Coloproctologistas e Gastroenterologistas além de psicólogos, enfermeiros e nutricionistas para esclarecer as dúvidas da população.

 Black Music

O Movimento Cultural Black Minas se encontra no domingo, das 10h às 14h, no praça do teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal. O público poderá dançar músicas dos anos 70 com dançarinos vestido a caráter, com trajes e sapatos bicolores de época.

 Savassi

Na programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo, haverá jogos de tabuleiro e brincadeiras tradicionais, rua de lazer e show da Banda Nêga, das 11h às 13h. O grupo musical tem como influência o rock e a black music. Das 9h às 13h, no encontro das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

 Silva Lobo

Na programação do BH é da Gente – Silva Lobo, estão atividades esportivas, brincadeiras tradicionais e circuito de bike (será montado um circuito com cones. Bicicletas infantis estarão disponíveis para empréstimo). Entre as ruas Xapuri e Garret, das 9h às 12h30.

 Pé de Moleque

Em parceria com a Aldeia Jabuticaba, o Boulevard Shopping (av. Andradas, 3.000) traz a apresentação da Companhia Pé de Moleque neste domingo, às 16h. Durante a tarde o grupo traz uma linda apresentação repleta de histórias de cantar, contar e brincar. O músico e educador Isaac Luis e a atriz, contadora de histórias, cantora e terapeuta ocupacional Juliana Daher apresentam um show com músicas e brincadeiras que promete encantar crianças e adultos. No piso 2.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por