Minas Gerais será bem representada no 32º Festival de Dança de Joinville, que começa nesta quarta-feira (23). Além da abertura com o consagrado Grupo Corpo, outros 21 grupos do Estado passaram na rigorosa seleção do Festival, que teve 2.461 coreografias inscritas de 619 grupos, representando 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de dois países estrangeiros: Alemanha e Paraguai.
Desse total de inscritos, foram selecionadas 169 coreografias para Mostra Competitiva abrangendo sete gêneros de dança: ballet neoclássico, clássico de repertório, dança contemporânea, danças urbanas, jazz, sapateado e danças populares. Os grupos subirão no palco do Centreventos Cau Hansen até 2 de agosto.
Os demais 1.276 trabalhos selecionados serão apresentados nos palcos abertos espalhados pela cidade – em praças, shoppings, hospitais e entidades sociais diversas –, além do concurso infantil Meia Ponta.
Os espetáculos passaram pelo crivo de 14 especialistas responsáveis pela pré-seleção. A seleção final foi feita pela curadoria artística formada por Taís Vieira (RJ), Cecília Kerche (RJ), Iracity Cardoso (SP) e Sigrid Nora (RS).
FIT – RIO
Minas Gerais terá dois representantes no 1º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua do Rio de Janeiro (FIT-RIO), que acontece entre nesta quarta-feira e dia 30 deste mês, na capital fluminense: a Trupe Pierrot Lunar, com o espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz”, e Rita Clemente, com “Dias Felizes”.
Além dos palcos convencionais, a programação se estenderá para as ruas, praças e parques da cidade. E workshops serão oferecidos ao público. Os espetáculos realizados em espaços abertos serão oferecidos gratuitamente, já nos palcos e espaços fechados alternativos, os ingressos serão comercializados a preços populares. A democratização do acesso e a formação da plateia são os principais objetivos deste projeto.