Festival S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! toma a Savassi com mais de 15 atrações

Do Portal HD
01/02/2013 às 10:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:04

(Divulgação)

Pelo quarto ano consecutivo, o Festival S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! toma de assalto as ruas de Belo Horizonte, com uma proposta que mistura a ocupação do espaço público com música independente de qualidade feita em BH, no Brasil e no mundo. No sábado (2) pré-carnaval, a partir das 14 horas, mais de 15 atrações irão transformar o coração da Savassi num caldeirão multicultural. Durante as oito horas de programação, os grupos se dividirão entre os palcos “Amarelo” (localizado na avenida Getúlio Vargas esquina das ruas Fernandes Tourinho e Alagoas) e “Vermelho” (rua Antônio de Albuquerque, no cruzamento das avenidas Geútlio Vargas e Cristóvão Colombo). Simultaneamente o RoodBoss SoundSystem, parceiro do festival desde a primeira edição, terá um espaço dedicado na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Tomé de Souza.

Durante o Festival, bandas que trazem uma multiplicidade de gêneros e estilos irão se apresentar nos dois palcos, que serão montados no coração da Savassi. Doze bandas entre revelações e figuras consolidadas do cenário musical contemporâneo de  Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Belém (PA), Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia) se revezarão ao longo do dia.
 

Palco Vermelho

Depois de abrir a edição de 2012, o Iconili, de Belo Horizonte, retorna ao festival para mostar a evolução de seu Afrobeat que, após o lançamento do segundo EP no começo do ano, tem sido constantemente elogiado pela crítica nacional e internacional. No Fela Day BH (festa dedicada à obra de Fela Kuti), em 2012, a banda teve seu primeiro contato com Eugene Kologbo, guitarrista da banda de Fela Kuti. Desde então tocaram juntos no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e no Parque Municipal, em Belo Horizonte. O resultado da parceria entre os 11 membros da Iconili e Kologbo será lançado no primeiro trimestre de 2013.

Também de BH, o Zimun junta guitarra, contra-baixo, didgeridoo, congas, vibrafone, trompete e sintetizadores para criar um estilo que se funda no próprio grupo: o Street Jazz.

Do Rio de Janeiro, vem a banda Dona Joana, um grupo formado por músicos, compositores, atores, bailarinos e circenses. O grupo surgiu como banda de um espetáculo de cabaré circense, evento no qual tocou durante um ano. Desde então, passou a apresentar sua irreverente miscelânia sonora nos mais diversos palcos. E não só de palcos vive a Dona Joana. A banda já foi abertura de seriado no canal a cabo Multishow e apareceu tocando suas músicas na novela “A Vida da Gente” (Globo).

Vindos da Colombia, o Mounsier Perine faz uma fusão de ritmos franceses dos anos 30 e 40 - com especial influência do mestre Django Reinhart - junto com o gênero conhecido como Suígue Cigano, musica popular latinoamericana, salsa, cumbia, porro, raspa, bolero e bossa nova que dá nome ao que a banda denomina Suígue Colombiano. O repertório dos colombianos reune canções em 4 idiomas: francês, português, inglês e espanhol.

Anfitriã do festival, a Pequena Morte prepara um show com várias surpresas. A banda é conhecida em BH -  e cada vez mais fora de Minas - por suas apresentações explosivas e dançantes. "Estamos encerrando a turnê do Defenestra e preparando o show de nosso segundo disco que lançaremos em 2013. Vamos misturar os dois trabalhos e trazer ainda alguns convidados especiais. Será uma festa linda", garante Raul Zito, vocalista da banda.

Encerrando o palco e o festival, entra em cena a bateria da Escola de Samba Cidade Jardim, uma das agremiações mais famosas do carnaval de Belo Horizonte. "O GRES Cidade Jardim é um símbolo de BH e é muito bom tê-los em nosso festival que renova o carnaval da cidade ao mesmo tempo em que valoriza o passdo folião de BH", esclarece Gabriel Assad, um dos produtores do Sensacional.

Ainda no palco vermelho, o veterano DJ Yuga (Sexta Básica, Black Broder) comanda as pickups nos intervalos das atrações.

Palco Amarelo

Com seu Barroco Beat, o trio TiãoDuá, de Belo Horizonte, apresenta um show dançante com muita força e swing. A banda toca pela primeira vez no S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!, porém um de seus integrantes já é veterano no Festival. Luiz Gabriel Lopes, vocalista da banda Graveola e o lixo polifônico, e possuidor de tantos outros excelentes projetos paralelos, se apresentou com o “Grave” na segunda e terceira edição do Festival.

A dupla de música eletrônica 7 Estrelo, também de BH, apresenta ampla concepção musical reproduzida através do mix criativo de guitarra, baixo, flautas, vozes, beats e sintetizadores.

Outra dupla que se apresenta no Festival são os paraenses do Strobo, que aliam à música instrumental uma roupagem pop, utilizando da tecnologia para misturar timbres sintéticos e acústicos sem restrição.

Do Rio de Janeiro os Mohandas trazem um repertório em que a música pop se mistura à música étnica, com sotaque do mundo. A banda movimenta a ocupação do espaço público carioca fazendo diversos shows de graça na Pedra do Leme e em outros espaços da cidade.

Os belo-horizontinos do Tempo Plástico se apresentam pela primeira vez no S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!. Prestes a lançar seu primeiro LP, mas já veteranos da cena roqueira local, o grupo apresenta uma mistura pesada e elegante de sons que reinterpretam a atmosfera de nossa cidade.

Direto de Buenos Aires para o Palco Sensacional, o trio de violões Los Broster apresenta uma mistura entre o punk e a cultura cumbieira argentina.

Além das apresentações musicais, intercalando entre os shows, alguns dos DJs que fazem parte da história do Sensacional irão cuidar de entreter o público. No palco amarelo Palomita DJ e Luiz Valente (Vinyl Land) se revezam e prometem não deixar ninguém parado.

Som da Jamaica

Em um espaço reservado especialmente para aqueles que apreciam a música jamaicana os seletores do Roodboss Soundsytem, que em seu set tocam apenas discos de vinil, irão fazer uma festa à parte. Inspirados nos antigos sound  systems jamaicanos, os djs são conhecidos por ocupar espaços públicos de Belo Horizonte com a seleção mais fina vinda da ilha caribenha.


Serviço

Festival S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! 4 - Na Praça da Savassi, no dia 2 de fevereiro, de 14 às 22 horas. Palco vermelho: Zimum (BH), Dona Joana(RJ), Iconilii (BH), Mounsier Perriné (Colômbia), Pequena Morte (BH), Bateria do GRES Cidade Jardim, Dj Yuga - Apresentação Cafa Sorridente. Palco amarelo: 7estrelo, Tempo Plástico (BH), Tião Duá (BH), Los Brosters (Argentina), Strobo (Pará), Mohandas (RJ), Dj Luiz Valente e Palomita DJ. Entrada franca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por