No Expominas

Festival traz um pouco do Japão para Minas: história, gastronomia e cultura

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
03/03/2023 às 14:17.
Atualizado em 03/03/2023 às 17:04
Festival do Japão em Minas (Valéria Marques/Hoje em Dia)

Festival do Japão em Minas (Valéria Marques/Hoje em Dia)

O maior evento de promoção da cultura japonesa em Minas Gerais já começou. Foi aberta nesta sexta-feira (3) a 10ª edição do Festival do Japão no Estado, que vai até domingo, no Expominas. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo Sympla (clique aqui). 

Este ano, o evento tem como tema as "Chochin", lanternas/luminárias feitas de papel e as que são feitas de pedras, conhecidas como “Ishi-dooro”. Essas últimas são tidas como um dos objetos mais icônicos do Japão e consideradas o principal elemento em um jardim japonês. As luzes representam as aberturas dos caminhos e para os japoneses têm um significado espiritual forte.

Durante os três dias, os visitantes verão muitas atrações e e poderão participar de atividades para assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa com as exposições dos ícones da cultura nipônica.

O objetivo primordial do festival é proporcionar uma imersão na diversidade da cultura nipônica, seus costumes e valores, oportunidades de negócios para expositores e participantes além de ampliar os laços sociais e econômicos entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento se empenha em ser o canal que une a criatividade, a mineiridade com as similaridades e as tradições nipônicas.

Espaço 

O 10º Festival foi montado em uma estrutura de 20.000 metros quadrados, que abriga o palco principal com inúmeras apresentações artísticas e sociais, áreas institucionais, empresariais e comerciais. Há também espaço dedicado aos expositores de produtos mineiros e artesanatos típicos, demonstrações, degustações e lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop.

O festival também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá e as oficinas de ikebana, lanternas de papel (Chochins), Furoshiki, Mangá, Origami, Taiko, Kendama e Shogi,todas gratuitas.Exposições de Tokusato, Ikebana, Lanternas, espaços instagramáveis, vários sorteios com os ícones da cultura japonesa, além da praça de alimentação onde o público poderá degustar pratos típicos da gastronomia japonesa e mineira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por