'Mutações'

Filósofo francês Frédéric Gros é o convidado do 'Sempre Um Papo' da próxima segunda

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/07/2023 às 15:05.
Frédéric Gros estuda a filosofia francesa contemporânea e é um dos maiores especialistas na obra de Michel Foucault da atualidade (Frederic Stucin)

Frédéric Gros estuda a filosofia francesa contemporânea e é um dos maiores especialistas na obra de Michel Foucault da atualidade (Frederic Stucin)

O filósofo francês Frédéric Gros é o convidado do "Sempre Um Papo" na próxima segunda-feira (17), às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

O bate-papo, mediado por Afonso Borges, faz parte do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, e tem como tema “Apropriação Predatória e Apropriação Ecológica”. Gros se propõe a analisar o conceito de apropriação a fim de construir uma filosofia da relação da mente e do corpo com o mundo.

A apropriação “ecológica” não produz propriedade privada, gera familiaridade, amizade e solidariedade. É híbrida (baseada no compartilhamento), comum (não priva ninguém) e reguladora (não abusa de seu objeto). Exemplos de apropriação “ecológica” seriam o pensamento e a arte, em que a mente se apropria fundamentalmente do mundo, e atividades como digestão, caminhada e trabalho, em que o corpo também se apropria do mundo.

O palestrante defenderá que é o triunfo da apropriação predatória que explica as grandes crises atuais e é somente na redescoberta da apropriação ecológica que um futuro político pode ser construído.

Sobre o filósofo

Frédéric Gros é um filósofo francês formado pela École Normale Supérieure de Paris. Defendeu em 1995 o doutorado em filosofia na Université Paris-Est Créteil (Paris XII), onde lecionou por mais de duas décadas. Estuda a filosofia francesa contemporânea e é um dos maiores especialistas na obra de Michel Foucault da atualidade.

Desde 2013, é professor de teoria política no Institut d’Études Politiques de Paris (SciencesPo) e pesquisador do centro de pesquisas políticas da mesma faculdade. Alguns dos temas de pesquisa que mais lhe interessam são os fundamentos do direito de punir, as questões relacionadas à guerra e à segurança e a ética do sujeito político.

Serviço:
Frédéric Gros participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Data: 17 de julho (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por