Flip começa nesta quarta-feira e dá voz às manifestações

Leida Reis - Hoje em Dia
03/07/2013 às 09:19.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:42

A 11ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que tem início nesta quarta-feira (3) e vai até domingo (7), alterou de última hora parte da programação para refletir sobre os protestos recentes que deixaram atônitos observadores do Brasil. O tom político já estava no script original, com a presença do poeta egípcio Tamim Al-Barghouti – versos do poema "Oh Egypt, it’s Close" foram declamados em praças do Cairo nos atos contra o presidente deposto Hosni Mubarak – e com a presença do cineasta e documentarista Eduardo Coutinho.

O homenageado do ano da Flip tem também forte verve política. O alagoano Graciliano Ramos, autor de "Vidas Secas", "São Bernardo" e "Angústia" completaria 120 anos no dia 27 de outubro. Serão lançadas três publicações sobre o escritor, entre elas uma revista e a biografia "Graciliano Ramos em Palmeira dos Índios".

Pensadores como o filósofo chileno Vladimir Safatle, o economista André Lara Resende, o escritor Marcos Vinicius Faustini, o historiador britânico T.J. Clark e o jornalista Juan Arias (correspondente do El País no Brasil) vão discutir o movimento nas ruas e nas redes sociais amanhã e no sábado, dentro da programação especial, que busca deixar a Flip mais antenada com a atualidade do Brasil.

Gil e Bethânia

Entre as estrelas da festa, dois nomes consagrados da música: Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, e Maria Bethânia, militante da poesia. Gil faz o show de abertura às 21h30 de hoje, após a conferência de Milton Hatoum sobre Graciliano Ramos, e ainda participa de um debate acerca das culturas globais. Na sexta, a cantora se junta à professora Cleonice Berardinelli na mesa "Lendo Pessoa à Beira-Mar".

Entre os escritores brasileiros, Daniel Galera vai encontrar espaço para discutir o novo momento da literatura nacional. Apesar do baixo índice de leitura do brasileiro, ele conseguiu transformar seu "Barba Ensopada de Sangue" num best-seller.

O gaúcho de 33 anos divide a mesa "Tragédias no Microscópio" com o francês Jérôme Ferrari, autor de "O Sermão sobre a Queda de Roma".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por