Francês instala esculturas de até 300 quilos pelas ruas de Ouro Preto

Elemara Duarte - Hoje em Dia
05/10/2015 às 21:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:57

(Hoje em Dia)

Vá para Ouro Preto, até dia 15 de novembro, e leve um susto criativo! Sabe porquê? O artista plástico francês Daniel Hourdé instalou por lá suas grandiosas esculturas humanas em bronze, aço e alumínio. Algumas delas chegam a pesar até 300 quilos. É a ousadia da arte contemporânea em pleno berço colonial.

Intitulada “Daniel Hourdé – Lendas e Aparições”, a exposição contou com o receptivo do Museu da Inconfidência – em frente do qual, ao ar livre, foram instalados alguns dos gigantes de metal que ele fez. Esta é a segunda mostra que o francês escultor traz para a cidade. O artista esteve em Ouro Preto na última semana e postou no “Face” várias fotos da trabalheira que foi a montagem daquilo tudo.

E assim, já meio “em casa”, diplomaticamente cantado ao pé do ouvido dos organizadores do evento, Hourdé demonstrou interesse em doar uma de suas obras para a cidade - “Coroa de Espinhos”, traduzido para o português. Resta saber onde a obra poderá ser instalada. Parcerias para recepcionar o mimo do artista para a cidade estão abertas.

 

Daniel Hourdé (com camisa violeta), na abertura de "Lendas e Aparições", em Ouro Preto

 

Então, naquela Ouro Preto repleta de mistérios, que muitos de nós já conhecemos, chega uma exposição chamada “Lendas e Aparições”. E olha como uma coisa consegue combinar com a outra. Lá estão o barroco - e um pouco do rococó - centenários trocando ideia com o jovial contemporâneo. Está aí o ponto em comum entre escolas artísticas tão distantes no tempo.

O que o público vai ver com entrada grátis são esculturas inspiradas no corpo humano com riqueza de detalhes. Veias, nervos, músculos. Elas expressam paixões, sofrimentos, tormentos e o inesperado da vida – o tal "susto", quem sabe?

Veja o nome das peças: “Amor à primeira mordida”, “Desilusão total”, “Ai, ai, ai”... Dá uma pequena aflição de olhar. Mas é tão bem feito que se o mestre Aleijadinho levantasse do túmulo, agora, e visse a exposição, talvez ele chamasse Hourdé para um estágio.

A coleção pertence à Galerie Agnès Monplaisir, na França. Além da Praça Tiradentes, há esculturas no jardim em frente ao auditório e no pátio interno do Museu. Na Sala Manoel da Costa Athaide, anexa ao Museu, também estão em exposição outros trabalhos de Hourdé, como os desenhos feitos em carvão sobre papel, as impressões e fotocromias - quando a cor de um material é modificada por meio da luz.

Após o intercâmbio ouro-pretano, o tour tropical da mostra segue para outras cidades brasileiras como BH, Rio e Salvador.

SERVIÇO

Exposição “Daniel Hourdé – Lendas e Aparições”, até 15 de novembro, no Museu da Inconfidência, Centro Histórico de Ouro Preto. Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. As peças que estão na Praça Tiradentes podem ser vistas a qualquer momento. Tudo grátis.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por