Francesco Napoli lança disco 'Cavalo e Catarse' no 'Salve o Compositor'

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
08/08/2017 às 19:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:59

Versatilidade artística e potência criativa são alguns adjetivos possíveis para descrever Francesco Napoli. Multiartista hiperativo, o mineiro transita há quase duas décadas entre diferentes linguagens da cena artística de Belo Horizonte. Membro das bandas Carmem Fem e Falcatrua, Napoli busca romper com os parâmetros convencionais da poesia e da canção em seu trabalho solo. Sua segunda empreitada solitária, “Cavalo e Catarse”, será apresentada pela primeira vez amanhã, no Sesc Palladium, dentro do projeto “Salve o Compositor”.

Para seu novo álbum, Napoli criou oito fragmentos de canção baseados nos poemas do livro homônimo de Djami Sezostre, pseudônimo do poeta e agitador cultural mineiro Wilmar Silva de Andrade. “O disco tem um título emprestado, que é o mesmo do livro de Djami. São duas palavras com uma aproximação fonética sutil, que acaba trazendo uma relação que também é léxica, de significado”, reflete. “A figura do cavalo é muito forte. É um animal que está no limite entre a cultura e a selvageria, que já esteve na natureza e que, há milhares de anos, tem essa relação intensa com o processo de humanização. Já a catarse é o limiar, o momentum. São palavras tão díspares e tão parecidas que, quando estão próximas, causam um estranhamento interessante”, diz. 

O artista conta que as temáticas poéticas de Djami transitam por ambientes bucólicos. “São poemas que refletem um desejo de voltar à origem da própria língua em seu estado primitivo”, afirma Napoli. “E fiz um disco baseado em poemas, então por mais que eu tente achar soluções através da canção, o que está em jogo é o texto, com seu ritmo, suas dinâmicas, suas sugestões”, completa.

Para o sucessor de seu primeiro álbum (“Pausa Para”, de 2011), Napoli gravou vozes, guitarras, baixo e violão, deixando a bateria com Pablo Campos. “É um disco de estúdio, que vai ganhar outra forma ao vivo, no palco”, ressalta. “Os poemas musicais são fragmentos de canção minimalistas que trazem uma sutileza de timbres de guitarra e colocam a voz entre o canto e a fala”, completa. 
 

No espetáculo, Napoli vai executar “Cavalo Catarse” na íntegra, além de poemas do primeiro trabalho, acompanhado pelos músicos Kim Gomes, Pablo Campos e Raphael Sales, além de Dáblio Slama, Gleison RC, Aleks Ka e Mamede, parceiros no trabalho anterior. O show também tem participação de Djami e da cantora e multiartista Camila Buzelin, responsável por cenário, luz e figurino. 

Serviço: “Salve o Compositor” apresenta Francesco Napoli. Amanhã, às 21h, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por