Esculturas sonoras dão tom e cor à Galeria de Arte do BDMG Cultural a partir desta quarta-feira (12). "Paisagem Imaginária", exposição do artista plástico Frederico Pessoa, leva para a mostra em forma de som rodas de bicicleta, potes de vidro, bolinhas de gude, refletores de luz, espremedores de laranja, materiais e sucatas de rua.
Selecionados pelo programa de artes visuais Mostras BDMG, os trabalhos de Pessoa permitem a contemplação e a interação com as obras – por meio de manivelas, células fotossensíveis (componente eletrônico que controla correntes elétricas a partir da luz), rodas e outros tantos.
De acordo com o artista, além da exploração sonora dos objetos, ele também se preocupa com a performance do público, que pode interagir com a mostra, manipulando as oito peças em exposição, e que unem o conceitual, o sensorial, o imaginário e o lúdico.
Mestre em Cinema e especialista em Filosofia pela UFMG, Pessoa afirma que a exposição alterna o estático e o móvel, o temporal e o atemporal, o duradouro e o efêmero.
"Meu trabalho aborda as relações da escuta e do som em objetos do cotidiano com outras formas expressivas, como as artes visuais".
A Galeria do BDMG fica na rua Bernardo Guimarães, 1.600, no Lourdes. O espaço abre diariamente das 10 às 18 horas. Em cartaz até o dia 6 de julho com entrada franca.