Alimento tradicional nas mesas mineiras, o queijo do Serro se tornou objeto de estudo nas mãos da professora Maria Coeli Simões Pires. Nascida na cidade de origem da iguaria, ela se debruçou sobre a história, o desenvolvimento do mercado, os aspectos tradicionais da produção e a importância no imaginário popular. O resultado está no livro "Memória e Arte do Queijo do Serro - O saber sobre a mesa", que será lançado no sábado (28), às 19 horas, no Museu de Artes e Ofícios.
A publicação mescla a pesquisa densa com fotos, receitas, poesias, depoimentos e outras curiosidades sobre o produto. Acompanha o livro um CD com a versão para o inglês, a íntegra das entrevistas realizadas e toda a legislação que regula a produção do queijo.
Autora
Além de pesquisadora, Maria Coeli Simões Pires é Secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais de Minas Gerais, membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e vice-presidente do Instituto do Mineiro de Direito Administrativo. Ela também é professora-adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais.
Serviço
Lançamento do livro "Memória e Arte do Queijo do Serro", de Maria Coeli Simões Pires, sábado (28), às 19 horas, no Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação). Entrada gratuita.