Humberto Mauro exibe filmes que tiveram pouca repercussão

Do Hoje em Dia
21/01/2013 às 09:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:50
 (Buena Vista/Divulgação)

(Buena Vista/Divulgação)

O Cine Humberto Mauro exibe o filme "A Vila" (The Village, 2004, 14 anos, 108’), do diretor M. Night Shyamalan, nesta segunda-feira (21), às 19 horas, abrindo a programação 2013 do projeto "Estéticas do Contemporâneo", que visa exibir filmes que, por questões de indústria e mercado, não tiveram grande repercussão ou não foram lançados no país. A iniciativa procura, também, resgatar longas de grandes diretores que não foram sucessos comerciais.

É o caso de "A Vila", que teve um desempenho inferior de público e crítica em relação aos trabalhos anteriores de Shyamalan, como "O Sexto Sentido" e "Sinais".

Com Joaquin Phoenix, Adrien Brody, William Hurt e Sigourney Weaver no elenco, "A Vila" aborda de forma inventiva e perturbadora os caminhos da neurose humana frente à sociedade contemporânea. A trilha sonora do filme é um importante recurso de suspense, ao lado da montagem e articulação dos planos.

Quando uma pequena e isolada cidade encontra-se sob a constante ameaça das criaturas que habitam seus arredores, um homem determinado decide enfrentar o desconhecido e mudar para sempre o futuro da comunidade.

"A Vila’ é um filme interessante para retomar uma conversa sobre Shyamalan, mas sem uma visão imediatista sobre a qualidade de sua obra", comenta o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini, que propõe, ainda, suscitar uma reflexão sobre o tipo de produção que o diretor desenvolve e seu diálogo com a tradição do cinema.

Fôlego renovado

De acordo com o Ciccarini, em 2013, o "Estéticas do Contemporâneo", assim como o projeto "História Permanente do Cinema", realizado às quintas-feiras, continuam com grande fôlego, apresentando filmes clássicos e contemporâneos ao público belo-horizontino. Em ambos, a entrada é gratuita, com a retirada do ingresso 30 minutos antes de cada sessão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por