A imagem de Chico Buarque presente na exposição fotográfica "Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba", em cartaz na Avenida Paulista (SP), foi danificada com tinta, assim como o painel explicativo instalado abaixo da fotografia.
"A exposição nada tem a ver com política ou com o posicionamento de cada um. É uma mostra que retrata os trabalhadores dentro do samba. A foto do Chico Buarque, clicada por Evandro Teixeira, mostra sua alegria, sua contribuição para o samba brasileiro. Estamos tristes com o ocorrido e esperamos que as pessoas entendam que nosso propósito é enaltecer o ritmo que contribuiu para traçar novos caminhos para os trabalhadores", diz Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), responsável pela exposição, e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
O ato de vandalismo aconteceu na última sexta-feira (6). A imagem será substituída ainda esta semana. A mostra ficará em cartaz até dia 30 de maio, com mega painéis com fotografias de grandes nomes do samba, como Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Chico Buarque, Donga, Noel Rosa, Tia Ciata, Jair Rodrigues, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Jackson do Pandeiro, Elza Soares, Aldir Blanc, Nara Leão, Paulo Vanzolini, Cartola, Wilson Batista, Eduardo Gudin, Nelson Sargento, Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, Renato Sorriso, o gari sambista do Rio de Janeiro, e também de momentos únicos do ritmo tão brasileiro.