Buscando fomentar e valorizar a cena da música no Brasil, o Festival Natura Musical seleciona artistas, bandas e grupos que já atuam profissionalmente e desejam desenvolver ou dar novo gás às carreiras. As propostas inscritas no edital podem ter diversos formatos: álbum, EP, vinil, shows, turnês e clipes, além de pesquisas, séries de vídeos ou podcasts, documentários, mostras, residências artísticas, intercâmbios, oficinas e conferências.
A avaliação dos projetos será realizada por uma rede curadores formada por artistas, produtores, jornalista e empresários do mercado musical. O anúncio dos selecionados será feito até dezembro de 2019. O regulamento e os critérios do edital podem ser vistos neste site.
"Buscamos por projetos que representem a diversidade e o vigor da produção atual da música brasileira. E Natura Musical vem para somar forças, para apoiar o trabalho de artistas, bandas e cenas que são porta-vozes do nosso tempo", afirma a gerente de Marketing Institucional da Natura, Fernanda Paiva, sobre a inicitativa.
Para Minas Gerais, a plataforma oferece R$ 1 milhão com a combinação de recursos próprios da marca e recursos de lei de incentivo. Desde 2005, o edital Natura Musical já ofereceu recursos para 122 projetos no Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Entre os patrocinados nos últimos anos, destacam-se álbuns do Iconili, Julia Branco, Fernanda Takai, Beto Guedes e Elisa de Sena.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho pelo site natura.sponsor.com.
*Colaborou Maiara Brito sob supervisão de Flávia Ivo