Um usuário teve a conta no Instagram bloqueada após publicar uma foto de um Simnel, bolo tradicionalmente servido na Páscoa. Feito de frutas secas e marzipã, o quitute é decorado com 11 bolas nas bordas, que simbolizam os 11 apóstolos, sem que Judas seja representado, e uma outra no centro, em lembrança a Jesus.
Logo que a foto foi postada, a rede social enviou um aviso para a dona da conta, a britânica Sue Moseley, informando que a imagem tinha "conteúdo sexualmente sugestivo ou nudez" e bloqueou o perfil, sem chance para reativá-lo. O intuito de Sue era apenas parabenizar a filha Jennifer, que fez o bolo e é uma chef de cozinha.
O caso curioso viralizou após uma das filhas de Sue, Fiona Moseley, postar no twitter um comentário sobre o problema.
— Fiona Moseley (@fionamoseley) 4 de abril de 2016My Mum's @instagram account was deactivated for posting this Easter Simnel cake. IT'S NOT A BOOB. #BoobGate pic.twitter.com/f9TXJd7lDC
O curioso é que para esse tipo de decisão é preciso que algum usuário da rede denuncie o conteúdo como inapropriado. Depois, um funcionário do aplicativo decide sobre que fim tomará a denúncia. Para tentar reativar a conta da mãe, Fiona lançou nas redes uma campanha com as hashtags #freethesimnel ("libertem o Simnel") e #boobgate ("seiogate").
Após a grande repercussão, o Instagram reabriu a conta de Sue Moseley nesta terça-feira (5). A primeira foto postada por ela foi uma imagem que diz “estou de volta! #libertemosimnel".