Com nada menos que US$ 724 milhões (quase R$ 4 bilhões) arrecadados ao redor do mundo desde a estreia nas telonas, a animação Divertida Mente 2 é oficialmente o primeiro grande sucesso de bilheteria do ano.
Com um salto temporal em relação ao primeiro filme, lançado em 2015, a protagonista Riley agora encara a temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a “sala de controle” na mente da menina também começa a passar por uma adaptação para dar lugar a novas emoções.
Liderados pela Alegria no primeiro longa da animação, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza permearam mudanças importantes na vida da pequena Riley, então com 11 anos. Agora, juntam-se a eles Culpa, Inveja, Tédio, Vergonha e Ansiedade. Além de o filme ajudar a reconhecer e a lidar melhor com tantas emoções, a literatura também é boa aliada.
Pensando em cada sentimento que as obras proporcionam, aqui vão algumas dicas baseadas nas emoções da sequência.
Alegria
Recalculando a rota
Ambientado no subúrbio do Rio de Janeiro, este romance contemporâneo bem-humorado da autora Aimee Oliveira narra a história de Vivian, jovem da periferia carioca que enfrenta desafios pessoais e profissionais em busca de uma condição de vida melhor.
Por uma infância feliz
A pediatra francesa Catherine Gueguen compartilha as mais recentes descobertas da neurociência e levanta uma bandeira em prol do desenvolvimento infantil saudável através de relações afetivas saudáveis.
Defensora da parentalidade positiva, a médica rechaça castigos e ameaças verbais como mecanismos educativos e advoga por uma criação que valorize o bem-estar das crianças.
Tristeza
Eu queria poder te dizer
Como lidar com o luto na infância? Ao acompanhar a jornada emocional de uma raposinha que perdeu a avó, a personagem mostra que falar sobre os sentimentos, escrever carta de despedida, ir a lugares que frequentavam juntas e até reviver recordações felizes são formas de compreender e lidar com o luto e a tristeza.
As estações dentro de mim
Uma narrativa comovente e afetuosa sobre o poder transformador da amizade! A autora Bianca Pozzi ensina a lidar com a tristeza e a melancolia. Na trama, uma garota começa o dia se sentindo triste e sozinha até que encontra um cãozinho precisando de ajuda: de repente, sua vida ganha novos significados.
Ansiedade
Pega leve!
No emaranhado de responsabilidades, expectativas, desafios e cobranças, torna-se quase inevitável sentir o peso do esgotamento emocional. Em uma era marcada pela hiperconectividade, pela busca incessante do sucesso e pela aceleração desenfreada do cotidiano, o cansaço emerge como protagonista silencioso, infiltrando-se na mente e no coração de quem não quer ficar para trás na corrida da vida. Neste cenário turbulento, Davi Lago propõe uma pausa ou, talvez, um freio para lidar com as pressões sem perder a alma.
Além da ansiedade
Ideal para ler dias mais leves, sabendo lidar com a ansiedade, o best-seller Davi Lago aborda de que forma este mal emocional emergiu como principal desafio de saúde mental global, ultrapassando até mesmo a depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde.
A culpa não é sua
Combinando experiências pessoais e pesquisas científicas, o livro ajuda a lidar com a ansiedade e conquistar liberdade emocional. Abordando temas como vícios, manipulação e culpa, Uma leitura essencial para quem busca superar traumas e evitar autossabotagem.
Inveja
Que vença o melhor
O autor Z. R. Ellor se aproveita do enredo escolar para aprofundar temas tão comuns entre os jovens, mas pouco abertamente falados na vida real: a dificuldade de lidar com o luto e preconceito LGBTQIA+ na sala de aula.
Uma pitada de sorte
Inspirado nas comédias românticas dos anos 2000, este livro aborda os dramas e as alegrias da juventude, destacando a importância da amizade e a busca por um lugar no mundo. Uma leitura envolvente que une representatividade, diversão e romance.
Os nossos refúgios
Neste romance friends-to-lovers, escrito pela best-seller Emma Lord, o leitor conhece uma jovem recém-formada no ensino médio que se muda para Nova York após ser rejeitada por dez universidades. Entre novas amizades e descobertas, os personagens exploram os próprios sentimentos e descobrem o amor onde menos esperam.
Tédio
Inspetor Sopa e o Crime do Mosteiro
Mistura suspense e cultura, revelando a rica história e os encantos da vida urbana brasileira. Sopa, como um “flâneur”, guia os leitores por becos e botecos, explorando temas como samba-jazz e a formação das favelas.
Ilhas Flutuantes
Essa narrativa vai fazer os leitores de suspense quebrarem a cabeça para solucionar o caso junto com o protagonista, o delegado Vitor.
Filho da mãe
Em uma road trip por Minas Gerais, ele enfrenta tensões do passado e descobre novas verdades. Uma obra envolvente que aborda a dualidade de viver no exterior e a busca por identidade e representatividade LGBTQIAP+.
Medo
Terra de almas perdidas
Com suspense, mistério e ilustrações impactantes, a obra explora os limites da ganância e as contradições humanas.
O convidado
Entre corrupções, amores ilícitos e egocentrismos, este romance explora os segredos ocultos por trás de uma fachada de perfeição.
Os canibais da Rua do Arvoredo
Neste triller, o escritor e roteirista Tailor Diniz apresenta uma narrativa instigante e provocadora em torno de um novo boato sobre o consumo de carne humana na capital do Rio Grande do Sul.
Vergonha
Herdeiro do Império
Para além das cenas sensuais, a autora oferece uma mistura eletrizante de ação, enquanto aborda questões como machismo e poder feminino.
Sacrificada
Nesta nova obra da best-seller da Amazon Jéssica Macedo, uma princesa sem poderes é enviada como presente ao harém do temido rei Arden de Haddan. A relação entre eles evolui de repulsa e pavor para uma paixão intensa. "Sacrificada" abre a trilogia "O Império do Caos," uma dark fantasy onde o poder tem um preço alto e as intrigas políticas dominam.
Raiva
A árvore do yoga
Este livro sintetiza a filosofia e prática do yoga, ensinada por B.K.S. Iyengar, renomado por democratizar esta filosofia milenar no Ocidente. Ideal tanto para iniciantes quanto para praticantes avançados, tem práticas que auxiliam no controle do estresse e raiva.
ZensorialMente
Nesta obra, Estanislao Bachrach, neurocientista e pesquisador em biologia molecular, guia os leitores por uma jornada de introspecção sensorial. Com exercícios de mindfulness, meditação e inteligência sensorial, Bachrach ensina a reconhecer e gerenciar sensações sutis, promovendo uma vida mais calma e equilibrada.
Nojo
Cocô, Xixi e Pum
Quando o Cocô, o Xixi e o Pum se encontraram, fizeram uma bagunça e tanto! Inspirado na vivência que a autora Maíra Lot Micales teve como mãe, este livro vai arrancar muitas risadas do pequeno leitor e incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fraldas de uma vez por todas.
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)