João Anzanello Carrascoza lança ‘Caderno de um Ausente’ em Belo Horizonte

Hoje em Dia
26/08/2014 às 08:34.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:56

(RENATA MASSETTI/)

O escritor João Anzanello Carrascoza vem a Belo Horizonte, nesta terça-feira (26), para lançar seu segundo romance, o delicado e profundo livreto “Caderno de um Ausente” (editora Cosac Naify).

“Tenho 51 anos. Meu personagem tem quase 60. Posso ter filho. Como seria esta vida? É falar de uma vida que chega, por meio de outros fins, inclusive o fim da vida”, explicou o autor em junho, ao Hoje em Dia, sobre o tema do romance que acabava de ser lançado nacionalmente.

No livro, é como se Carrascoza estivesse desabafando com uma filha recém-nascida, a “Bia”, com receio de não ser testemunha da maturidade da garota. “Eu ia te contar o segredo do universo como quem sussurra uma canção de ninar, mas eu não posso, filha, eu só posso te garantir, agora que chegastes, a certeza da despedida”, diz o texto do livro.

Mas a intuição sugerindo que a vida seja vivida plenamente, com muito ou pouco tempo, acaba chegando ao narrador na ficção: “Bia, tenhamos a sorte, tão comum à maioria dos pais e filhos (...) e que possamos num feriado qualquer montar juntos um imenso quebra-cabeça de mil peças – para que, sem te dares conta, comeces a entender o quanto somos feitos de fragmentos...”

“A história mostra esse pai apresentando, pela lente dele, a visão de mundo para a filha”, lembrou Carrascoza, que nasceu no município de Cravinhos (SP). Além de autor de cerca de 20 livros, ele é também professor universitário e redator de propaganda. Atualmente casado com uma mulher de 35 anos, a quem dedica o livro, João ainda não tem filhos com ela.

“Ofício da Palavra” – No Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, s/n, Centro), nesta terça, às 19h30. Entrada gratuita.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por