É questão de tempo. Cento e dezesseis dias, para ser exato. Os Jogos Olímpicos do Rio começam em 5 de agosto, e, com o evento, aquela montoeira de trabalhos e projetos nas escolas sobre todo tipo de modalidade esportiva. Falar sobre futebol com os muitos pequenos é fácil, mas fazê-los entender o que é salto com vara é outra história.
“Clara e a Olimpíada de 2016”, da Brinque-Book, pode ajudar os pais nessa empreitada. No livro, a garotinha que já deu as caras em outras obras de Ilan Brenman aproxima os jogos do universo infantil.
Bem à maneira dela, a personagem apresenta aos leitores o que seriam salto, ginástica rítmica, equilíbrio na trave olímpica, nado sincronizado e esgrima, dentre outros. A menina tem também uma visão muito particular, digamos, do que seria o tênis de mesa.
Em várias páginas, personagens da família são convocados a praticar os esportes. Assim, o tiro ao alvo é adaptado ao lançamento de jabuticabas na boca do avô, o hipismo é feito com a vovó e no levantamento de peso, quem fica lá nas alturas é a mamãe.
Deliciosamente ilustrado por Silvana Rando, vencedora do prêmio Jabuti de melhor ilustração infantil em 2011, a obra é indicada para leitura compartilhada a partir de 2 anos ou independente dos 6 em diante.