Livro ajuda crianças a vencer o medo de perder o primeiro dente de leite

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
02/09/2016 às 17:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40
 (Reprodução)

(Reprodução)

Clara ama Tico e não se imagina longe dele. Afinal de contas, a menina viu ele nascer e crescer. O problema é que os dois irão se separar. Não, não estamos falando de um ente querido e, sim, de um dente. Para a garotinha, a perda do famoso dente de leite foi um momento dramático de sua vida. A história dela, contudo, é fictícia, mas comum a uma série de crianças que têm de passar, inevitavelmente, pela mesma experiência, como mostra a jornalista Nalu Saad, a dentista Juliana Reis e o ilustrador Lute, que assinam o livro “Tico Vai Viajar. 

O lançamento da publicação acontece sábado, às 11h, no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade. Na ocasião, os pequenos leitores poderão bater um papo com os autores e ainda participar de uma contação de história.

Nalu confessa que não sabia que havia tanto medo por trás da perda do dente de leite. Mãe de três filhos, ela diz que nenhum deles teve dificuldades em encarar a situação. “A Juliana (Reis) me contou que a maioria das crianças teme esse momento porque a perda vai doer, é uma parte do corpo que irá embora e aquele dente foi escovado direitinho como a mãe mandou. Achei engraçado, pois, para nós, adultos, pode parecer um fato sem importância, mas não é”.

Na trama, Clara mora com os pais e os dois irmãos e é a caçula. Assim como para Nalu, o medo da menina é uma novidade em meio aos familiares de Clara. O medo só vai embora quando a personagem, enfim, entende o processo pelo qual irá passar. “Quando ela tem informação, consegue enfrentar aquele momento. E isso acontece com todos. O novo dá medo até que se tenha conhecimento para criar coragem e viver aquilo”, considera Nalu.Reprodução 

Mensagem

Lute, que ilustrou a história e é editor de Imagem do Hoje em Dia, lembra também da importância de abordar o tema. “As crianças têm curiosidade sobre isso. É uma demanda das famílias falar sobre o assunto. Então, quando a Nalu apresentou o livro a mim, fiquei muito feliz por poder participar de um projeto tão rico”. 

Ele chama atenção ainda para uma das mensagens que o livro traz. “Tem a questão da renovação. Todos passam por momentos em que é preciso perder algo para ganhar outra coisa; faz parte da vida. O livro tem essa abordagem bem sensível”, conclui.

Serviço: Contação de histórias e lançamento do livro “Tico vai Viajar”, sábado, às 11h, no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640). Entrada gratuita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por