As descobertas do corpo e a aceitação das diferenças guiam a obra infantil “Bilô Desembolô” (Páginas Editora, 20 páginas, R$32), estreia da psicopedagoga Vanessa Corrêa no universo da literatura.
Com uma escrita leve e cheia de elementos para uma boa contação de histórias, Vanessa apresenta a personagem Bilô. Uma garotinha atenta e curiosa, que certo dia se depara com o espelho e descobre o mundo que é o próprio corpo cheio de ondinhas, buraquinhos e outras características.
Mesmo feliz com as descobertas, Bilô volta triste de um passeio com a mãe. É nesse momento que a autora fala sobre preconceito. No passeio, a menina foi chamada por nomes que não gosta por causa da cor da pele.
De forma delicada e instigante, quem apresenta a beleza da diferença para Bilô é a avó dela e o “Livro das Maravilhas”. Com uma comparação com o arco-íris e a pluralidade de um jardim, ela mostra como cada pessoa é única.
A linguagem traz repetições e jogos de palavras que não romantizam o tema, mas ajudam a lidar com ele de forma natural.
As ilustrações feitas por Iara Rachid ajudam a dar o tom da história. Ela não poupa nas cores na hora de mostrar os “segredos do arco-íris” e confere leveza nas páginas onde Bilô faz descobertas.
Um livro que pode auxiliar pais a introduzirem esses temas em casa, ou mesmo ajudar crianças que estejam passando por isso.
Serviço: Lançamento do livro “Bilô Desembolô”, com apresentação musical e contação de histórias – Nesta terça-feira (11), às 19h, no foyer do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046). Entrada gratuita