O começo da década de 90 parecia um sonho para os beatlemaníacos brasileiros. Entre 1990 e 1993, Paul McCartney realizou nada menos que quatro apresentações no país. Mas o beatle, que no próximo sábado (4) estreia turnê mundial no Mineirão, demoraria outros 17 anos para subir novamente num palco brasileiro.
Os rumores de que McCartney retornaria ao país surgiam a cada ano, mas quase ninguém acreditava que o compositor mais bem sucedido da música moderna se apresentaria de novo no Brasil.
Tudo começou a mudar em meados de 2010. Boatos sobre a volta do beatle cresciam a cada dia. Em 27 de setembro, o São Paulo confirmou que as datas de 21 e 22 de novembro foram reservadas em seu estádio, o Morumbi, para shows de McCartney.
Fim da angústia
Apenas no dia 4 de outubro o que era especulação se transformou em notícia oficial. Em sua página na internet, Paul McCartney anunciou que sua turnê "Up and Coming" passaria pelo Brasil. Além da capital paulista, Porto Alegre, em 7 de novembro, receberia o beatle.
A confirmação dos shows levou os beatlemaníacos ao delírio. A princípio, apenas uma apresentação estava confirmada em São Paulo. Mas em poucas horas os ingressos para os shows nas capitais paulista e gaúcha se esgotaram, e a produção rapidamente anunciou uma segunda data no Morumbi.
As milhares de pessoas que foram ao estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, viram um senhor bem conservado, à beira dos 70 anos, apresentar nada menos que 35 músicas, sendo 21 sucessos dos Beatles e outras 14 de sua carreira solo.
Após uma passagem pela Argentina, McCartney retornou ao Brasil para os shows em São Paulo. Cada uma das apresentações na capital paulista reuniu 64 mil pessoas, que viram o beatle desfilar não apenas seus sucessos, mas fazer também homenagens aos companheiros John Lennon e George Harrison.
As apresentações em São Paulo também tiveram suas particularidades. A segunda delas ficou marcada por uma forte chuva que castigou a cidade. Na primeira, Paul levou um tombo no palco, quando estava se despedindo do público.
Mas não foi essa a maior lembrança do beatle sobre o dia 21 de novembro. "Acho que o primeiro show em São Paulo, para 65 mil pessoas, foi incrível. Os brasileiros amam minha música, então nós amamos tocar para eles, e foi uma apresentação fora de série. Foi um dos melhores shows de todos os tempos. Foi brilhante", disse McCartney a seu site oficial.
O caso de amor com o Brasil estava finalmente reatado, após quase duas décadas. E os anos seguintes mostrariam que o fogo dessa paixão está longe de acabar.
Show terá um site novo a cada música
Os fãs de Macca terão um site totalmente novo ao início de cada canção no estádio. Ou seja, Paul começa uma música no Mineirão, no Serra Dourada (Goiânia, 6/5) ou na Arena Castelão (Fortaleza, 9/5), a página da turnê será alterada por completo, permitindo aos fãs acompanharem o que acontece e conhecer mais sobre a obra do cantor.
A ação vai contar com material enviado pelos fãs que estiverem nos estádio, que devem usar a #Paulinbrazil. Quem está por trás da ideia é a 14, agência de conteúdo estratégico, que atende à Planmusic, realizadora do show. "O objetivo é inovar a linguagem e aumentar a experiência do fã com o evento", explica Bruno Maia, sócio e diretor de conteúdo da 14.