A capital mineira se transforma no centro do cinema latino-americano a partir desta terça-feira (24), com a realização Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH). Até o próximo domingo (29), serão exibidos 110 filmes nacionais e internacionais de 13 estados e 15 países. Toda as sessões têm entrada franca.
Essa é a 18ª edição do evento, que conta com 12 mostras temáticas: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas-metragens, CineMundi, Mostrinha, Cine-Escola e Mostra Online ( IC Play e plataforma cinebh.com.br).
Segundo os organizadores, a CineBH promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.
A programação intensa e gratuita ocupa nove espaços da metrópole. Além dos filmes, haverá programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis. Toda a programação pode ser conferida neste link.
Evento de mercado do cinema brasileiro
Em meio à CineBH também ocorre até 29 de setembro o International Coproduction Meeting, evento de mercado com o propósito de apresentar projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções.
O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.
Leia mais: