Manicômicos comemora 15 anos com “Borgobandoballo”

Miguel Anunciação - Hoje em Dia
20/04/2013 às 10:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:59

Produzido em 2011, com recursos do Prêmio Myriam Muniz/Funarte, “Borgobandoballo”, do grupo Manicômico, é um espetáculo notável. Com admirável pulso teatral e generosa dosagem de humor, registra a significativa presença de imigrantes italianos na região do Campo das Vertentes, no final do século 19. Pena, não teve a sorte de circular e exibir suas tantas virtudes noutras praças. Desde a quinta-feira (18), ele ocupa o Theatro Municipa de São João del-Rei , e continua em cartaz neste sábado (20) e no domingo (21), às 20 horas.

Justamente com este belo trabalho, o grupo Manicômicos abre as comemorações de seus 15 anos de vida artística. Previsto para se estender até o fim deste mês, o programa prevê a exibição de mais quatro das 17 peças que o Manicômicos produziu nos oito anos em que se estabeleceu em São João del-Rei – após outros sete vividos em São Paulo, capital.

“Domdeandar”, “A Usuária” e “A Fada, a Flor e a Princesa”, única para crianças, e “No Meio da Rua” serão apresentadas depois. Oferecem acesso gratuito ou ingressos a preços populares. Como um presente à cidade.

Além de exibir as cinco montagens, o grupo também abre ao público o processo de criação de seu novo espetáculo, às 11h do próximo dia 28.
Previsto para estrear em julho, “Flor de Manacá” é um texto clássico do circo-teatro, revelado pela pesquisa empreendida pela atriz e estudiosa Sula Mavrudis. Fala de dores de amores em ambiente sertanejo, por isso terá canções de Luiz Gonzaga na trilha sonora. A produção não tem incentivos fiscais.

Aliás, embora seja um dos mais ativos e destacados grupos teatrais do interior do Brasil, o Manicômicos comemora seus 15 anos sem recursos de lei de incentivo, contando só com alguns apoios locais.

É bem vasta, porém, sua folha corrida de serviços prestados: assegura o único curso profissionalizante para atores nos 850 municípios mineiros, segundo o Sated; leva cursos de socialização por meio das artes a 11 cidades e a mais de dez mil pessoas; e, em dezembro, promove o 5º encontro de grupos teatrais, sobretudo mineiros, para compartilhar conquistas e estratégias de gerenciamento.  Mas nem sempre as relações com políticos locais foram favoráveis ao grupo: só na quinta-feira (18), por exemplo, ele pôde se mostrar no palco do Municipal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por