![Maurício Tizumba e Augusta Barna, artistas mineiros de diferentes gerações, que interpretam Zé Altino e Vitória, avô e neta. (Divulgação / Doizum Comunicações)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1053184.1739561764:1739561764/image.jpg?f=2x1&w=1200)
O jeitinho mineiro de fazer queijo artesanal, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2024, vai parar nas telonas ainda este ano. “O Melhor Queijo do Mundo” será estrelado Maurício Tizumba e Augusta Barna, artistas mineiros de diferentes gerações, que interpretam Zé Altino e Vitória, avô e neta.
Zé Altino, além de um produtor de queijo minas artesanal, é o guardião da centenária Fazenda Tradição, que corre o risco de ser vendida, após a chegada de uma moderna indústria estrangeira. Sua neta Vitória, descobre uma oportunidade de ouro para salvar a fazenda da família: um reality show intitulado “O Melhor Queijo do Mundo". Juntos, eles embarcam em uma grande aventura gastronômica que vai muito além do queijo. A cada etapa da competição, outros sabores autênticos de Minas Gerais, como goiabada e doce de leite, conquistam paladares e corações.
Também estão na obra Janamô, Demétrio Nascimento, Júlia Tizumba e Rodolfo Vaz, além da participação especial de Jean Pierre Noher.
A produção é uma realização das produtoras mineiras EncantaQueVoa e Núcleo de Criatividade e Inovação para Histórias Originais junto a Agência Objetiva. Do gênero de comédia para toda família, o longa reflete sobre tradição e modernidade.
Sobre o filme
A criação e direção é de Lucas Assunção, com produção de Débora Campos. O roteiro é de Leonardo da Selva, Tiago Tanin Marinho, Cat Balbini e Lucas Assunção com consultorias de Carla Esmeralda, Cristiane Arenas, Jeferson De, Karla Monteiro, Leonardo Mouramateus, Lusa Silvestre e Sandra Kogut. Bernardo Mendonça é o diretor de fotografia, Rafael Campos é o diretor de arte e figurinista, Flora Guerra, técnica de som e Nathália Pimenta, diretora de produção.
Mais informações: www.omelhorqueijodomundo.com e @melhorqueijodomundo