Mercado digital tem crescimento de 83% no Brasil em 2012

Hoje em Dia
27/02/2013 às 11:16.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:24

(AFP)

O mercado fonográfico brasileiro teve crescimento de 5,13% em 2012 comparado a 2011, somando receita de R$ 398,2 milhões. O relatório divulgado na terça-feira (26) pela Associação Brasileira de Produtores de Discos aponta que o aumento foi impulsionado pelo setor digital.

A receita digital registrou aumento de 83,22% ano passado, passando de R$ 60,8 milhões (2011) para R$ 111,4 milhões. Já a venda de CDs, DVDs e Blu-Ray teve queda de 10,04%. “Em 2011, a venda física tinha crescido porque nomes como Padre Marcelo ou Paula Fernandes tiveram vendas expressivas”, diz Paulo Rosa, da ABPD.

O digital passou a 28,4% de participação no mercado no país, e a venda de discos físicos, 43,9%. O incremento do mercado digital na comercialização de música no Brasil é atribuído em grande parte à presença do iTunes no país.

Como resultado, a receita com downloads chegou a R$ 23,7 milhões ano passado, aumento de 909% em relação a 2011. O streaming de vídeos musicais remunerado por publicidade também cresceu 248,3%. A receita proveniente da telefonia móvel, impulsionada pelo crescimento de smartphones e dos “ringback tones” registrou aumento superior a 90%.

O relatório também divulgou os hits do ano. Adele, Taylor Swift e One Direction dominaram: juntos, venderam 22,4 milhões de álbuns. Outros que bombaram: “Call me Maybe” (Carly Rae Jepsen, Somebody that I used to know, de Gotye, e Gangnam Style, de Psy. “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló, ficou em 6º.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por