Ateliê sobre rodas

Micro-ônibus inicia percurso para incentivar a criatividade em cidades de Minas

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
07/10/2022 às 08:13.
Atualizado em 07/10/2022 às 08:14

De hoje até domingo e nos dias 17 e 18 haverá oficinas nas escolas públicas da cidade (Divulgação)

Um convite para estimular ideias originais, valendo-se do improviso para inventar as próprias engenhocas. Esse é um dos principais atrativos do projeto “Hacklab Volante”, que terá início hoje em Santos Dumont, na Zona da Mata. A partir de um micro-ônibus customizado, criado para apresentar conceitos científicos e artísticos a crianças.

O público será convidado a participar de diversas experiências ligadas à eletrônica e à robótica, na forma de um laboratório interativo sobre quatro rodas. O início da programação – com cinco dias dedicados a oficinas e apresentações – acontece justamente na terra de um dos maiores inventores do mundo, ninguém menos que Santos Dumont, o pai da aviação. 

O colorido e futurista veículo foi adaptado para se tornar uma mistura de ateliê, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências, além de ganhar um importante viés social e ambiental a partir dos conceitos da Gambiologia, projeto atuante na cena internacional de arte e tecnologia desde 2008, idealizado pelo artista visual, designer e pesquisador mineiro Fred Paulino.

“A gambiologia tem uma peculiaridade: ela não pretende apresentar ou explorar a tecnologia por si só. Na verdade, utilizando a arte e a estética como ferramentas discursivas, ela se propõe a discutir a tecnologia como uma ferramenta de transformação social, estimulando o pensamento crítico e promovendo o acesso para que as pessoas possam compreender melhor o universo eletrônico”, assinala Paulino.

Criatividade

Com essa apropriação crítica das tecnologias, a Gambiologia mostra que, com muito pouco, podemos transformar a nossa realidade, resultando numa usina de criatividade e boas ideias. Assim, é possível recorrer, por exemplo, a uma caixa tetrapack de leite ou suco e a um motor de brinquedo eletrônico fora de uso para, em algumas etapas, criar um robô colorido que se movimenta em linha reta. Ou utilizar embalagens descartadas de chocolate para criar lanternas personalizadas.

A partir de oficinas realizadas nas escolas das cidades visitadas, o “Hacklab Volante” será uma divertida extensão da sala de aula, com a demonstração de conceitos ligados à Física, à Eletrônica e à Robótica. “Será a oportunidade de as pessoas colocarem a mão na massa e experimentarem a tecnologia de uma forma ativa. Hoje em dia, em nossa relação com o celular e com os canais de streaming, a gente clica, clica, só consome, não inventa nada”, assinala.

O micro-ônibus receberá, entre outros “acessórios”, um equipamento que apresentará as diferentes fontes de energia existentes, como solar, elétrica e eólica. Para quem gosta de histórias de ficção científica, terá a oportunidade de conhecer a evolução da tecnologia dos robôs. E os mais saudosistas se identificarão imediatamente com o “Genius” gigante, jogo eletrônico dos anos de 1980 que ativa a sensibilidade musical.

A “nave espacial gambio-lógica” apresentará ainda objetos eletrônicos criados por artistas convidados, como Daniel Herthel, Arthur Joly, Sara Lana e Paulo Nenflídio. É a primeira vez que a Gambiologia realiza um projeto itinerante, sem estar ligado a um centro cultural ou galeria. “Só temos o próprio veículo, que contém tudo o que projeto pretende”, salienta Paulino.

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