Até 18 de março

Mineiro Eid Ribeiro celebra 80 anos com nova encenação de “Fim de Partida” em BH

Obra de Samuel Beckett traz o mundo sombrio e angustiante do autor irlandês vivido por dois palhaços: pai e filho

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/02/2024 às 15:56.

Fica em cartaz até o dia 18 de março no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) peça dirigida pelo mineiro Eid Ribeiro, que comemora 80 anos de vida. "Fim de Partida" é um dos mais conhecidos textos de Samuel Beckett, peça já levada aos palcos pelo diretor mineiro nos anos 1980.

Para esta temporada na capital, Eid inova ao revisitar o espetáculo, tendo, desta vez, dois palhaços da Trupe Garnizé como protagonistas: Francisco Dornellas e o filho Victor. Completam o elenco, em participações especiais, João Santos e Marina Viana.

“Fim de Partida” busca provocar uma simbiose entre o personagem da ficção beckettiana e a linguagem da palhaçaria, com duas narrativas que percorrerão caminhos paralelos, mas que se identificarão em determinados momentos, praticando um jogo de ironia e escárnio, rindo do trágico destino traçado para a humanidade. O espetáculo foi escrito por Beckett num contexto pós-catástrofes. Após duas guerras mundiais, sobre os destroços e os entulhos do nazifascismo, Beckett desloca o olhar sobre este plano geral de destruição e envenenamento social e escreve, entre 1954 e 1956, uma peça sobre as relações tóxicas, servis e parentais. No espaço fechado de um bunker, as duas personagens principais, Hamm e Clov, agem e dialogam num jogo de repetições próprio da comédia burlesca. 

A nova montagem de Eid Ribeiro traz para a cena um Beckett com tons de comédia, sem deixar de ser profundamente humano. No espetáculo, Francisco Dornellas (78) vive Hamm e contorna as dificuldades motoras e cognitivas ocasionadas por dois AVCs recentes. Para superar os desafios, Chico conta com recursos tecnológicos e o auxílio do filho, Victor Dhornelas, com quem divide a cena desde a infância de Victor. 

O resultado pode ser visto como um espetáculo que navega rumo ao acaso e à improvisação, mas com pontual elaboração em determinados momentos.

Serviço
"Fim de Partida"

Data: de 15 de fevereiro a 18 de março (de sexta a segunda)
Horário: 19h
Temporada: Sexta a segunda
Local: Teatro  II – CCBB BH – Praça da Liberdade
Duração: 135 minutos, com 10 minutos de intervalo
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por