RIO DE JANEIRO – O Morro do Vidigal foi escolhido para receber o projeto piloto #AquiTemPalco – uma iniciativa que pretende descobrir novos talentos em comunidades de baixa renda e dar a eles espaço para se apresentarem. Com parceria da Ambev e apoio da Funarte, o programa pretende promover e disseminar a cultura popular.
Durante coletiva de imprensa realizada no Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, explicou que o projeto será capaz de promover a cultura e auxiliar na construção da identidade nacional. “Mais ainda: terá como legado a criação de uma ampla cartografia da cultura popular brasileira”, destacou.
A previsão é que, já no ano que vem, o projeto crie 1.500 espaços de cultura e realize 70 mil micro-eventos em regiões de baixa renda. Com a ação, outros estados, serão beneficiadas cerca de 7 milhões de pessoas.
Minas Gerais está nos planos, segundo Pedro Mariani, vice-presidente jurídico da Ambev. “A Funarte MG certamente nos trará bons nomes para participar do projeto”, completou Marta.
Isso porque a seleção dos artistas e manifestos será feita por agentes culturais pertencentes às comunidades e que serão indicados pelo Ministério da Cultura e também pela Ambev. “Todas essas informações serão compiladas em uma inédita plataforma digital”, destacou o vice-presidente.
As atividades do #AquiTemPalco já começaram e, segundo Mariani, o projeto chegará ao público a partir de diversas frentes, como o “Curtisom Cultural” – iniciativa onde pequenos shows são apresentados em palcos montados sobre vans.
*A repórter viajou a convite do MinC e da Ambev