Minúsculo paraíso: ilha reúne o melhor do Caribe

Paulo Leonardo - Do Hoje em Dia
02/01/2013 às 21:21.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:15

(Paulo Leonardo)

Com cerca de 90 quilômetros quadrados (pouco maior do que Lisboa), a ilha de St. Maarten, no Caribe, é a menor porção de terra do mundo compartilhada por dois países. No caso, Holanda e França. Os franceses têm a porção maior de terra (54 quilômetros quadrados).

Os nativos dão uma explicação pitoresca para essa diferença. Para definir o território de cada governo, um representante de cada lado saiu andando na direção oposta. O ponto em que eles se encontrassem seria a fronteira. O holandês levou uma garrafa de rum, enquanto o francês levou uma de vinho. Daí a vantagem francesa...

Paraíso caribenho

Neste pequeno território de 90 quilômetros quadrados, temos cenários deslumbrantes.

Mar de azul profundo e águas transparentes, praias de areias bem claras, resorts luxuosos, animação sem parar, dia e noite, ótima comida, gente bonita, ritmos contagiantes – traduzindo: Caribe.

St. Maarten confirma tudo o que já lemos ou vimos sobre paraísos caribenhos.

Ilha reúne o melhor do Caribe

Quem nunca ouviu falar em St. Maarten, ou já ouviu, mas não tem muitas informações, deve se perguntar: mas como é que uma ilha tão pequena, quase cinco vezes menor do que Florianópolis (que tem 433 quilômetros quadrados), pode ser tão procurada por turistas do mundo inteiro? O brasileiro, então, que tem um litoral tão extenso, não consegue entender por que St. Maarten, tão pequena, recebe, proporcionalmente, muito mais turistas do que o Brasil.

Realmente, viajantes norte-americanos e europeus invadem a ilha durante quase o ano inteiro, à procura de sol, calor, praias, esportes radicais, paqueras e agitos diurnos e noturnos, e ótimas oportunidades de compras. E essas pessoas encontram tudo isso e muito mais em um espaço de diminuto tamanho.

St. Maarten é compacta, mas tem tudo o que o turista procura. E, dentro do possível, de forma muito bem distribuída e organizada.

Seja do lado holandês ou do francês, você encontra muitas áreas com natureza quase intacta, mas também núcleos urbanos, bem desenvolvidos.
Philipsburg é a capital do lado holandês, Sint Maarten, que pertence às Antilhas Holandesas.

Marigot é a capital do lado francês, Saint Martin, que é um território ultramarino francês, antigamente pertencente a Guadalupe. l

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por