Monólogo "Eros Impuro" tem sessões gratuitas até domingo, na Funarte MG

Miguel Anunciação - Hoje em Dia
09/05/2013 às 11:55.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:32
 (Facebook )

(Facebook )

Figura de destaque do jornalismo cultural de Salvador e Brasília, Sérgio Maggio é um daqueles que só apreciavam, mas um dia não conseguiram mais não estar do outro lado. Do lado dos que fazem, produzem. Por isso, ele retorna à cidade com "Eros Impuro", mais recente espetáculo em que se envolve, atração desta quinta (9) a domingo (12) na Funarte MG.

Contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz para circular por 11 capitais, o espetáculo pratica entrada franca. Aborda o abuso sexual de menores por adultos, praticado desde que o mundo é mundo, mas motivo de atenção mais detida desde a adoção do Estatuto da Criança e do Adolescente, nos anos 90.

Instigado tanto pelo abuso de uma das personagens de "Cabaré das Donzelas Inocentes" (espetáculo baseado no livro homônimo de Sérgio, distinguido pelo Prêmio Jabuti 2010), quanto por um quadro de forte apelo erótico do único ator em cena em "Eros Impuro", Jones de Abreu, o espetáculo pretendia tocar nas fronteiras de arte e pornografia, loucura e sanidade, ética e sexualidade.

Após o encontro com o público do Festival Nacional de Vitória, o espetáculo assumiu "este assunto duro, urgente", que recém-deixou de ser íntimo, motivo de vergonha, para ser estatístico: em média, o Disque 100 registra uma denúncia/dia de abuso. Em cada uma das muitas cidades em que chega, a equipe é procurada por violentados ou por ONGs que cuidam deste assunto.

Festivais, Cinema e Oficina

Disposto a abrir os espaços que a cena tem requisitado em sua vida, Sérgio deixou o jornalismo diário. Viaja com a peça por festivais, chega a São Paulo ainda este ano e articula um musical com músicas e a história fictícia de Odair José para 2014. Maria Alcina encabeça o elenco. Já o "Cabaré" chegará ao cinema sob a direção de Danon Lacerda.

Amparado por 13 anos como crítico, Sérgio ministra aqui oficina sobre uma maneira "híbrida, embriagada" deste ofício. Também gratuita, ela acontece no Centro de Referência da Moda.


Serviço

"Eros Impuro", na Funarte MG (rua Januária, 66, Floresta, Belo Horizonte - MG), de quinta (9) a sábado (11), às 20 horas. Domingo (12) às 19 horas. Entrada franca. Mais informações: 3277-9248.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por