Mostra Cantautores volta a ocupar a Casa Una, com apresentações mensais

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
20/03/2013 às 15:50.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:04
 (Anna Lara/Divulagação)

(Anna Lara/Divulagação)

Em 2011, o edital de ocupação do Teatro Espanca! foi responsável pelo nascimento de uma ótima ideia de fomento à música independente: a Mostra Cantautores. Na época, apenas mil reais foram suficientes para financiar a apresentação de 12 artistas no pequeno espaço da rua Aarão Reis.

Não demorou nada, o projeto foi ampliado para ocupar também a Casa Una e pôde contar com recursos do Fundo Municipal de Cultura para uma segunda edição mais incrementada.

Agora, antes mesmo da aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, para a realização de um festival no fim deste ano, o projeto volta a ocupar a Casa Una, com as “Noites Cantautores”. São apresentações mensais até outubro – até junho com programação já fechada.

O teatro de 60 lugares da Casa Una é perfeito para a continuidade e regularidade do projeto, que possui uma clara intenção de oferecer shows intimistas, em que artistas, munidos apenas de sua voz e um instrumento, mostram seu repertório autoral.

“Estamos reafirmando nossa crença no trabalho da canção, para que ela continue sendo veículo para expressarmos sentimentos de uma época”, afirma o músico Luiz Gabriel Lopes (do Graveola e o Lixo Polifônico), criador do Cantautores ao lado de Jennifer Souza (do Transmissor). “As pessoas podem descobrir a grande qualidade da canção feita hoje no Brasil”.

Da primeira mostra, foi criada uma coletânea – com Kristoff Silva, Gustavo Amaral, Pablo Castro, Thiakov, entre outros. Da segunda mostra, realizada em novembro do ano passado, será tirado uma coletânea com músicas ao vivo e vídeos a serem postados no Youtube. Entre os participantes, Luiza Brina, Antonio Loureiro, Rafael Macedo e Sérgio Pererê.

“O músico sai da mostra com um vídeo de qualidade e a participação em uma coletânea para apresentar ao seu público”, diz Lopes, acrescentando que o projeto busca misturar, em sua programação, músicos mais destacados com outros que ainda não tiveram projeção.

Estímulo

Integrante do grupo de música popular brasileira Projeto Saravá, Leo Assunção apresentará nesta sexta-feira, pela primeira vez, as suas composições. Para ele, esse é um grande estímulo para um investimento num trabalho autoral. “Não há muita oportunidade para se apresentar o trabalho próprio nesse formato. Nos bares, as pessoas estão mais preocupadas em reconhecer músicas que já sabem”, diz Assunção.

Integrante do grupo Tocaiangá há duas décadas e autor do disco “O Sertão do Solo Lunar”, William Serra prepara agora um álbum de boleros autorais. “Acho ótimo que o público mais jovem tenha acesso à minha música”, diz.

Confira a programação

Sexta-feira 22 de março
Leo Assunção e William Serra

19 de Abril
Luiz Rocha e Thales Silva

17 de Maio
Tuca Boelsums e João Pires

21 de Junho
Dudu Nicácio e Milena Torres

As apresentações gratuitas acontecem sempre às 22h.
Retirada de ingressos à partir das 21h.
Lotação máxima: 60 lugares.

A Casa Una fica na rua Aimorés, 1.451 , Lourdes.

Leia mais sobre a mostra Cantaurores na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/shelf/93

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por