BUENOS AIRES - A exposição "Obsessão Infinita", de Yayoi Kusama, se tornou a mais visitada da história do Malba (Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires). A mostra contabilizou 206 mil visitantes em pouco mais de dois meses - foi inaugurada no dia 30 de junho. Na segunda-feira (16), último dia em cartaz, 8 mil pessoas passaram pelo Malba, encarando uma enorme fila debaixo de chuva e com a temperatura de 7ºC em Buenos Aires.
A retrospectiva da artista japonesa destronou do primeiro lugar de mostra mais vista do Malba "Mr. América", de Andy Warhol, em 2010, com 196 mil espectadores.
No dia 12 de outubro, a exposição de Kusama será inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2014, segue para o CCBB de Brasília e, em maio, para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Em agosto, o canadense Philip Larratt-Smith, um dos curadores de "Obsessão Infinita", disse à Folha de S.Paulo que Kusama não era conhecida do público em geral na Argentina. "Sabia que seria popular, mas não a esse ponto. Por ser uma artista pop, é acessível a todas as idades, e o caráter lúdico faz a exposição ser divertida para todos."