O Palácio da Liberdade vai receber, de 23 a 30 de outubro, mostra protagonizada por crianças do Vale do Jequitinhonha, da Serra do Mar (SP), de Moçambique e Portugal, a respeito da importância da preservação das águas.
A Exposição Telegarrafas, que tem entrada gratuita e classificação livre, convida o público a entrar em contato com histórias de crianças e famílias, que convivem com as águas, paisagens e ameaças que colocam em risco a vitalidade da natureza no território onde vivem.
Em novembro, a mostra segue para Betim, na região metropolitana da capital.
A exposição é resultado de uma experiência proporcionada a partir de oficinas de escuta das águas e da produção de filmes educativos realizados com essas crianças.
Ao longo da visitação, serão apresentados elementos que compõem a beleza da identidade cultural das personagens, por meio de cartografias, painéis fotográficos, projeções e objetos relacionados à vida dessas crianças brasileiras, moçambicanas e portuguesas. As instalações percorrem as águas de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, entrando em contato com a memória de suas famílias, o registro do brincar livre nas águas e a intimidade com os rios. Os trabalhos expostos atravessam também o oceano, mostrando mais diversidade de vidas e a multiplicidade de relações com o mar.
Serviço:
Exposição “Telegarrafas”
Data: de 23 a 31 de outubro
Horários: De quarta a sexta-feira, de 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Local: Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade, s/nº, bairro Funcionários, BH
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Datas: 1º a 29 de novembro
Horários: De segunda a sexta, de 9h às 17h
Local: Casa de Cultura Josephina Bento (Betim)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Instagram: @telegarrafas