A dois dias para a abertura do mundial, o Museu Histórico Abílio Barreto amplia a exposição "Belo Horizonte F.C. - Trajetórias do futebol na capital mineira" que conta agora com uma série de materiais ligados à Copa do Mundo de 1950, a primeira a ser sediada no Brasil. A partir desta terça-feira (10), o público pode conferir matérias jornalísticas da época que retratavam a expectativa dos mineiros para o mundial, os gastos com o evento e o policiamento nos jogos.
O novo acervo conta com fotografias da época, como a inauguração do Estádio Independência, marcada pela partida entre Iugoslávia e Suíça, a partida entre Estados Unidos e Inglaterra, e o treinamento da seleção inglesa em Nova Lima. Visitantes poderão assistir a vídeos históricos, imagens dos bastidores da Seleção Brasileira em Belo Horizonte e a torcida mineira assistindo aos jogos das Copas de 1978 e 1982.
O material é resultado de um trabalho em conjunto do Museu Histórico Abílio Barreto com o Centro de Referência Audiovisual (CRAV), responsável pela recuperação das imagens.
Dos campos de várzea ao Mineirão
Em cartaz desde agosto de 2012, a exposição "Belo Horizonte F.C. - Trajetórias do futebol na capital mineira" apresenta acervo histórico que ilustra os primórdios, a popularização e consequente profissionalização do esporte na capital. A história dos clubes da cidade e a construção dos estádios do Mineirão e do Independência são contadas por fotografias, objetos e áudios da época.
A exposição fica em cartaz até o final de julho no Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na avenida Prudente de Morais, 202, no bairro Cidade Jardim, regiãop Centro-Sul de BH. O horário de visitação é das 10 às 17 horas nas terças, sextas, sábados e domingos, e das 10 às 21 horas nas quartas e quintas. A entrada é gratuita.