Nada de discrição, eles gostam mesmo é de cultivar um baita de um bigode

Vanessa Perroni - Hoje em Dia
02/03/2016 às 07:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:38
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Nada de cara limpa! Há algum tempo os homens tomaram gosto por cultivar os fios do rosto. Uma prova foi a campanha #FaçaAmorNãoFaçaBarba que se espalhou pelas redes sociais. Bem, que a barba está em alta não é novidade. Ultimamente, o que tem atraído o olhar dos passantes, no entanto, são os belos e estilosos bigodes.

Calma, não é qualquer bigode. São os chamados "handlebar mustache", que traz os fios mais longos e com as pontas enroladas fazendo aquela famosa voltinha a lá Salvador Dali. Tiago Pereira, 25, já tinha barba, e há dois anos complementou o visual com o bigode. “Eu gosto muito desse estilo. Acho clássico e casa com vários tipos de barba. Ele representa aquela coisa masculina. É bem conceitual”, comenta o rapaz.

Por onde anda ele coleciona olhares e perguntas como: “não sente mais calor?” ou “não coça?”. “São frequentes, mas não incomoda. Acho divertido”, conta entre uma risada e outra. E não. Não coça nem aumenta o calor, garante.

Cuidados

Ele, porém, admite que cultivar um “bigode de respeito” dá um certo trabalho. “Tem que lavar, secar, passar óleo e outros cuidados. Gasto cerca de 40 minutos só para arrumar a barba e o bigode”, confessa Tiago, que, duas vezes por mês, bate ponto na barbearia Rota 7.

Os cuidados com o bigode ou a barba começam com uma boa limpeza diária. “Isso diminui as irritações”, afirma o proprietário da Rota 7 Gilberto Souza. Já para a “voltinha” do bigode se manter forma tem um segredo. “Utilizamos uma cera para barba que é mais rígida e ajuda a modelar os fios”, diz.

Mas nem todos tomam tantos cuidados. Menos preocupado, o piloto de helicóptero Thiago Proença, 30, cultivou o bigode por mais de um ano. “Infelizmente, tive que tirar para fazer um ‘freela’. Mas assim que terminá-lo, vou deixar o bigode crescer”.

A namorada dele, Tábata, incentiva. “Ela gostou de mim pelo bigode”, brinca. Para ele, o estilo vira um ponto de referência. “Você deixa de ser comum. As pessoas lembram mais de você”, finaliza.

Participantes do concurso mundial de bigodes ocorrido na Áustria em 2015. Foto: Reprodução

Na cozinha

O nome dele é Paulo Cuenca, 30, mas pode chamá-lo de “Bigode”. O apelido vem dos fios que cultiva acima da boca há sete anos. Diretor-geral do canal “I Could Kill For Dessert”, do Youtube – comandado pela esposa, Danielle Noce –, Paulo também faz aparições nos episódios.

A série conta com o bloco “O Bigode na Cozinha”, no qual Danielle Noce ensina Paulo a fazer diversos doces franceses. “O programa tem pouco mais de três anos. Antes eu era representado por uma ilustração. Depois, aparecia minha boca e o bigode experimentando os pratos. Agora, sou membro fixo do quadro”, comenta.

Divertido

Para ele, o estilo do bigode é algo divertido. “Gosto dessa coisa de enrolar as pontas. Acaba sendo uma marca muito forte”, garante. Caso um dia queira tirar o bigode, ele comenta que isso não trará transtornos ao canal. “O quadro continua com o mesmo nome, não tem problema. Faço uma brincadeira. Digo que perdi a força, e sigo com o programa”.

Mas não é só no rosto que os bigodes fazem sucesso. Há um tempo, eles invadiram o mundo da moda e utilitários. Estamparam ainda camisetas, canecas, deram forma para anéis e até guardanapos.

Não para por aí. Um canal no Facebook, intitulado de “Mustache – A Página Oficial do Bigode”, agrega mais de um 1,3 milhão de seguidores. A página não fala sobre bigodes, mas traz posts de humor e frases irônicas. Sem contar o campeonato mundial de bigodes, que a cada ano ocorre em um local diferente. A última edição foi na Áustria e reuniu mais de 300 homens de 20 nacionalidades diferentes.

Festa Irlandesa

Tradicional, a Festa Irlandesa St. Patricks Day será comemorada em vários locais da capital neste ano. No próximo dia 12, o Pátio Cervejeiro Backer (rua Santa Rita, 220, Olhos D’água), recebe uma das edições com inúmeros concursos, dentre eles, o de melhor barba e bigode. Apare os fios e prepare-se, porque a disputa promete ser acirrada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por