Neste outono, o charme irresistível dos centenários cafés de Buenos Aires

Paulo Leonardo* - Hoje em Dia
12/04/2015 às 12:38.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:36

(Fabián Minetti / Creative Commons)

Conhecida pela charmosa arquitetura – que combina os estilos da Espanha colonial, influências italianas e francesas –, Buenos Aires esbanja charme e é um dos destinos mais tradicionais da temporada de frio do Hemisfério Sul. O turista brasileiro que visita a cidade nesta época tem um grande leque de atividades.

A principal delas é também uma marca registrada dos portenhos: ir aos tradicionais cafés. O Café Tortoni é visitado por viajantes de todas as partes do mundo e preserva parte da decoração original da época da inauguração, em 1858. Ao longo de mais de 150 anos de história, já foi frequentado por grandes figuras históricas, como o escritor Jorge Luis Borges, o pianista polonês Arthur Rubinstein e o rei Juan Carlos I, da Espanha. O café foca no centro da cidade, próximo à Plaza de Mayo e Avenida 9 de Julio.

Aventura - Turistas observam baleia na Península Valdés

Amantes de livros vão se deliciar na Livraria Ateneo, eleita pelo The Guardian como a segunda mais bonita do mundo. A loja possui locais para leitura, um bar e café e um espaço para livros infantis. É visitada por cerca de 3 mil diariamente e vende mais de 700 mil títulos anualmente.

É no inverno a alta temporada dos museus, que abrem várias exposições inéditas. Os mais badalados – como o Museu da Cidade e o MALBA – cobram a entrada. Quem tem o orçamento restrito também aproveita, já que o Museu Casa Carlos Gardel e o José Hernández separam dias da semana com entrada gratuita.

Finalizando o dia, o turista conta com uma série de restaurantes na região de Puerto Madero. Há desde o famoso churrasco típico até casas especializadas em massa. Também dá pra se esbaldar no Tango no La Viruta, em Palermo e na Confeitaria Ideal, no Centro.

Do ecoturismo aos roteiros dos vinhos, tem para todo mundo

Com geografia e climas diversos, a Argentina conta com opções para todas as tribos e bolsos. Ecoturismo, turismo de aventura, vinhos, praias, neve – tem para todo mundo. É só escolher. Parte da Patagônia Argentina, a pouco conhecida Península Valdés é uma das mais importantes reservas naturais do mundo, reconhecida e protegida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1999. Há passeios guiados e safáris fotográficos para observação de baleias, leões marinhos e uma grande variedade de focas.   A Rota dos Sete Lagos, em San Martín de Los Andes, agrada quem procura por belas paisagens naturais. A estrada – que passa por vários lagos famosos próximos a Bariloche, porta de entrada para a Patagônia – possui áreas para camping, piquenique e “praias” públicas ao longo de todo o trajeto.   Mendoza e seu roteiro de vinhos são outra atração, esta dedicada aos que procuram programas mais refinados. Hoteis da região oferecem adegas com vários rótulos famosos, como o Cristóbal 1492 e o Bodega Septima, além de visitas a vinícolas e passeios guiados pela Cordilheira dos Andes. É o principal destino de casais no país.   * Com Igor Patrick.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por