A empresa de informação global Nielsen fechou um acordo com o Facebook para melhorar os métodos de medição de impacto sobre as redes sociais dos programas televisivos, um instrumento útil para avaliar o tamanho de uma audiência, anunciou a companhia. A Nielsen criou um indicador chamado Nielsen Twitter TV Ratings em 2013 depois de críticas recebidas por não se adaptar às mudanças na forma como as pessoas assistem televisão.
A inovação permite à Nielsen medir o número de usuários da internet que enviam tuítes enquanto assistem a um programa de TV, além do número de pessoas que veem estes tuítes. Agora este indicador foi estendido para incluir comentários no Facebook e o novo sistema será chamado Social Content Ratings (Indicador de Conteúdos Sociais), segundo um comunicado da Nielsen divulgado na noite de quarta-feira (20).
O componente do Facebook incluirá publicações compartilhadas com amigos e familiares, seguidores e publicidade. A Nielsen afirmou que um estudo realizado recentemente constatou que quase 60% dos donos de smartphones ou tablets os utilizam enquanto assistem televisão, ao menos várias vezes por semana. Além dos Estados Unidos, o serviço estará disponível em Austrália, México e Itália.