'Esconjuro'

No Inhotim, exposição do mineiro Paulo Nazareth ganha obras inéditas a partir de sábado

Nova configuração terá, também, registros fotográficos da travessia que fez, a pé e de carona, do continente americano

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/11/2024 às 17:17.Atualizado em 19/11/2024 às 17:31.

O Instituto Inhotim terá, a partir do próximo sábado (23), novas obras do mineiro Paulo Nazareth em exposição. Esconjuro, inaugurada em abril deste ano, vai ganhar obras inéditas e uma série de fotografias na qual o artitsta registra um grande conjunto de ações performáticas ao atravessar o continente americano a pé e de carona.

Em Esconjuro, tempo e espaço são alargados e conjugados nas quatro estações do ano: outono, primavera, verão e inverno, fazendo com que se resulte em quatro versões diferentes da mesma exposição. A partir de sábado, o público pode encontrar uma nova configuração da mostra na segunda estação, a primavera, ao apresentar mudanças no espaço expositivo e obras inéditas, que continuam a ocupar a Galeria Praça e outras áreas externas do museu e jardim botânico até junho do ano que vem.

Com curadoria de Beatriz Lemos, curadora coordenadora do Inhotim, e de Lucas Menezes, curador assistente do Inhotim, Esconjuro parte das relações entre história, território e deslocamento. E Paulo Nazareth confirma, cada vez mais, que suas obras são como uma presença viva e dinâmica ao longo desses quase dois anos de permanência no Inhotim.

“Meu desejo, mais do que tudo, é que exista uma conversa com o público, com os funcionários, com a comunidade local. O desejo é que essa mostra seja viva, algo que esteja acontecendo sempre. É uma abertura que precede outras aberturas dentro de si mesma”, destaca.

“A estação Primavera se anuncia como momento de olharmos para a produção de Paulo como artista caminhante, que evidencia a importância dos trânsitos e as mudanças com as quais nos deparamos com o passar do tempo. Nesta atual montagem o artista propõe uma nova experiência cromática para o espaço e traz o preto como símbolo de transmutação e espiritualidade”, explica Beatriz Lemos, curadora e coordenadora da instituição.

Na estação anterior, outono, Esconjuro foi composta por obras que apontam diversas maneiras de se relacionar com a terra, seus ciclos e as transformações que suscitam no meio ambiente, ao mesmo tempo que indicam as práticas de exploração e disputa historicamente conhecidas no território.

Agora, a primavera chega como uma forma de transmutação, com foco nos trânsitos e migrações para percorrer as rotas realizadas pelo artista na série Notícias de América, que registra ações performáticas do artista durante travessia do continente americano.

Serviço:
Esconjuro | primavera, de Paulo Nazareth

Data: de sábado (23) até junho de 2025
Local: Galeria Praça e áreas externas do Inhotim

Horários de visitação do Instituto Inhotim
De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. 

Valor dos ingressos:
R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) - veja regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/ 

Entrada gratuita:
Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos.
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;
Domingo Gratuito Inhotim B3: último domingo do mês é gratuito;

Localização e como chegar no Inhotim:

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por