Olhar a história da capital mineira a partir de um ponto de vista diferenciado. É o propõe a nova exposição do Museu Histórico Abílio Barreto, que será aberta ao público na próxima sexta-feira (14). "Belo Horizonte Fora dos Planos" reúne itens raros que integram o acervo do museu, como documentos, mobiliários, ferramentas, imagens, entre outros.
A exposição integra integra a comemoração de aniversário de 80 anos do Abílio Barreto, completados em 2023, e, também, abre oficialmente a programação da 8ª edição do “Noturno nos Museus”, projeto que oferece novas formas de vivência nos museus da cidade por meio de uma diversa programação cultural em horários estendidos - de 17h30 às 23h.
O Abílio Barreto dedica-se à história, à pesquisa, à produção e à difusão do conhecimento sobre Belo Horizonte e tem atuação ininterrupta desde sua criação.
A exposição propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital como cidade planejada, propondo uma reflexão sobre as formas de vida que foram “apagadas” ao longo da história, a exemplo de resquícios do Arraial do Curral Del Rei ou elementos naturais como riachos e córregos removidos da paisagem ao longo dos anos.
"Belo Horizonte Fora dos Planos" expõe registros de um cotidiano que sobreviveu ao processo de construção da nova capital de Minas Gerais, como artefatos originados em fazendas e povoados que existiam nesse território, ferramentas de trabalho e mobiliário. A exposição trata, ainda, da formação de Belo Horizonte como resultado do esforço de seus vários habitantes, como uma obra coletiva, uma transformação do espaço realizada por pessoas, mas também por elementos naturais: córregos, rochas, solo, animais e vegetação.
Itens raros do acervo
Entre os destaques está a Planta topográfica da Cidade de Minas, no tamanho de 2,0m x 1,40m. Trata-se do documento original concebido pela Comissão Construtora da Nova Capital, datado de 1859. Entre 1894 e 1897, um grupo de técnicos estudou o arraial do Curral Del Rei, já rebatizado como Arraial de Belo Horizonte e que deu lugar à nova cidade. O plano indicava a construção de uma capital ordenada segundo ideais do regime republicano, com a divisão das classes sociais e o controle da natureza.
Também será possível conhecer outros itens que fazem parte do acervo do museu, como as urnas das pedras fundamentais dos edifícios do 1º Mercado Municipal, do prédio dos Correios e Telégrafos e do Teatro Municipal (depois Cine Metrópole). Essas peças foram resgatadas após demolição das edificações.
Há, também, artefatos indígenas e outros objetos que referem-se à história do território que abrigou o Arraial do Curral Del Rei e a nova capital. A exposição apresenta, ainda, documentação relacionada à formação do Museu, com informações sobre as doações feitas por cidadãos da cidade, evidenciando que um acervo é constituído por diversas mãos.
Acervo do MHAB
O acervo do Abílio Barreto é composto por cerca de 78 mil itens, divididos de acordo com os suportes: tridimensional, textual, iconográfico, bibliográfico e fotográfico. Esses objetos foram coletados ao longo dos anos, de acordo com as linhas de recolhimento estabelecidas por orientação dos gestores da instituição e, desde 2003, pela Comissão criada para pensar a ampliação dos objetos colecionados para o Museu.
Serviço:
Exposição “Belo Horizonte Fora dos Planos”
Abertura: 14 de julho de 2023 - Visitação de quarta a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Local: Museu Histórico Abílio Barreto – Avenida Prudente de Moraes, 202 – Cidade Jardim
Informação ao público: (31) 3277-8572 | mhab.fmc@pbh.gov.br / facebook.com/MuseuHistoricoAbilioBarreto.MHAB
Noturno nos Museus 2023
Data: dia 14 de julho, sexta-feira, das 17h30 às 23h
Instituições participantes: Museus e espaços culturais públicos e particulares de Belo Horizonte.
Entrada gratuita
Programação completa do Noturno nos Museus: Portal Belo Horizonte