A Nova Orquestra, do Rio de Janeiro, desembarca em Minas Gerais para uma turnê inédita em homenagem a Tim Maia. Gratuitos, os seis concertos serão realizados de 25 a 30 de março, em Congonhas, Ouro Preto, Itabira, Mariana e Nova Lima em Belo Horizonte. No repertório, o que o grupo faz de melhor: interpretação de clássicos da música brasileira em roupagem sinfônica, indo do rock ao pagode, sem distinções.
Em atividade desde 2019, a formação se destacou pelos arranjos elaborados para repertórios de artistas como Rita Lee, Charlie Brown Jr., Raça Negra, Cazuza, Los Hermanos, entre tantos outros — misturando violino e guitarra. Trabalho já rendeu apresentações em grandes eventos, como Rock in Rio e o Réveillon de Copacabana.
“A gente se considera uma orquestra pop não só no repertório que executamos, mas pela forma de se comunicar, passando pelo jeito como a gente se porta no palco e se relaciona com o público”, avalia um dos fundadores do projeto, o maestro João Magalhães. “Nossa missão é trazer acesso às orquestras, à música de concerto, mas priorizando sempre um repertório popular, fazendo com que as pessoas tenham um primeiro contato com orquestra de forma mais leve, mais animada”, acrescenta.
Outra singularidade da Nova Orquestra são os músicos. Com base no Rio de Janeiro, o grupo inclui na formação jovens do projeto Vale Música, vindos de estados como o Espírito Santo, Pará e Mato Grosso do Sul, para as apresentações em terras mineiras.
Concerto-baile celebra “o síndico”
Para a turnê em homenagem a Tim Maia, a Nova Orquestra leva aos palcos uma formação com violinos, viola sinfônica, baixo elétrico, trompete e percussão. A ideia é manter a essência do som black soul do Síndico, conhecido pelos naipes de metais e pelo baixo elétrico pulsante, mas agora encorpado pelos instrumentos sinfônicos e o groove próprio da Nova Orquestra -formato que pode ser considerado praticamente um concerto-baile.
“Vai ser um show muito animado, quase um baile, por causa dos nossos naipes de metais e pela escolha de um repertório, que é para cima”, promete o maestro. João. Concerto perpassa por toda a diversificada carreira de Tim Maia, que transitou pela bossa nova e por canções românticas, mas principalmente pelos funks e souls.
A turnê da Nova Orquestra é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Serviço:
Congonhas — 25/ , às 19h30
Cine Teatro Leon (Rua Padre Antônio Corrêa, 212, Centro)
Itabira — 26/3, às 12h
Campus UNIFEI (Rua Irmã Ivone Drumond, 200, Distrito Industrial II)
Ouro Preto — 28/3, às 11h
Museu Boulieu (Rua Padre Rolim, 412, Centro)
Mariana — 28/3, às 19h
Museu Mariana (Rua João Pinheiro, 20, Centro)
Belo Horizonte — 29/3, às 20h
Café INCC (Avenida Brasil, 75 / Loja 5, Santa Efigênia)
Nova Lima — 30/3, às 19h30
Cinemiha (Rua Melo Viana, 100, Centro)