Nova York vive o frenesi de uma nova edição da Semana de Moda

Brigitte Dusseau - AFP
06/09/2013 às 07:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:42

NOVA YORK - Com o desembarque da marca espanhola Desigual e o primeiro desfile dedicado às mulheres "cheinhas", a Semana de Moda começou na quinta-feira (5), em Nova York, dando o start para a temporada primavera-verão 2014 em Londres, Milão e Paris.

Até a próxima quinta-feira (12) acontecem na Big Apple cerca de 350 desfiles, com um público esperado de cerca de 100 mil pessoas entre estilistas, modelos, maquiadores, cabelereiros, jornalistas blogueiros, fotógrafos e, claro, compradores e fashionistas.

Da América Latina chega a caravana de estilistas argentinos, que neste ano conta com Agostina Bianchi, Mariana Dappiano, Marcelo Giacobbe, Daniela Sartori, Tenaz, Viviana Uchitel e Fabian Zitta.

O venezuelano Angel Sánchez desfila na segunda-feira (9), assim como a chilena María Cornejo.

O epicentro do evento é o Lincoln Center, perto do Central Park, sede oficial da Semana de Moda nova-iorquina, mas acontecem desfiles em toda a cidade, das margens do rio Hudson até os terraços dos hotéis, passando por galerias de arte no Chelsea.

Como uma semana parece não ser suficiente, antes do primeiro desfile de quinta-feira pela manhã, reservado tradicionalmente a Nicholas K, cerca de vinte criadores apresentarão suas coleções na quarta-feira à noite.

Duas marcas europeias fazem sua estreia este ano nas passarelas de Nova York: a espanhola Desigual, que também abre uma loja na Quinta Avenida, e a britânica AllSaints, que com duas apresentações marcadas para sábado e domingo promete "rever o formato do desfile tradicional".

Eden Miller, uma estilista nova-iorquina que criou sua marca Cabiria em abril passado, promete causar polêmica na sexta-feira com uma coleção para mulheres "cheinhas" no Lincoln Center, no início de uma apresentação de seis estilistas sob a batuta do Fashion Law Institute.

"É fantástico, é uma honra incrível", disse Miller em entrevista à AFP, prometendo para seu desfile uma mistura de cores e estampas para looks com cortes cuidadosamente estruturados para as curvas femininas.

Ao vivo pela internet

Para os amantes da moda, a Semana de Moda de Nova York está mais acessível do que nunca. Todos os desfiles serão transmitidos ao vivo na internet, no site http://mbfashionweek.com, no Facebook e no YouTube.

Alguns estilitas farão o mesmo em seus próprios sites, e legiões de blogueiros comentarão ao vivo as coleções, com fotos espalhadas nas redes sociais.

Nos últimos dias voltou à tona o debate sobre a possibilidade de que a Semana de Moda, que mudou do Bryant Park para o Lincoln Center em 2010, volte a mudar de sede em 2015, quando termina o atual contrato. "Não sabemos se o Lincoln Center continuará", disse ao jornal New York Times a presidente do Conselho de Estilistas Americanos (CFDA na sigla em inglês), Diane Von Furstenberg.

Em março passado, foi apresentada um pedido contra a instalação das gigantescas tendas duas vezes por ano no local, que funciona como um parque durante o resto do ano.

A isso se soma as conhecidas reticências de alguns estilitas em relação a um lugar cheio de gente em que os patrocinadores se mostram abertamente.

Esta nova edição da Semana de Moda de Nova York será marcada pelo fim da Fashion Night out, a glamourosa noite de compras criada em 2009 para impulsionar as vendas e que não trouxe os resultados esperados.

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